quinta-feira, 17 de março de 2011

“Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos.”


Daniel nobre de Judá, da descendência de Davi, foi um missionário enviado por Deus para a Babilônia e lá permanece durante vários reinados. No capítulo 1 vemos a sua história e o seu interesse em não se contaminar com o manjar do rei. Ainda neste capítulo, no versículo 17 vemos os dons que Deus lhe deu e que serão desenvolvidos e aperfeiçoados por Ele em toda a sua vida: “mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.” 

No capítulo 2 temos a interpretação do primeiro sonho de Nabucodonosor, Deus fazendo-o saber o que seria depois dele: a cabeça de ouro.

No capítulo 3 o rei se ensoberbece e faz uma estátua toda de ouro, contrariando o sonho que teve da parte de Deus. Não relata aí onde ele estava, mas seus amigos tiveram uma gloriosa experiência.

Já no quarto, a soberba novamente toma conta do coração de Nabucodonosor e ele vira um bicho. 

No quinto, o filho do rei, agora rei Belsazar, toma os utensílios da casa de Deus e mistura com suas festas pagãs e Deus faz a cobrança e juízo, diferentemente de seu pai que foi mais contrito em relação às coisas de Deus, reconhecendo-o depois de ser corrigido. Turba-se muito e manda chamar os seus sábios, mas ninguém consegue interpretar a escrita. Aí entra sua mãe e diz: “Não se turbem os seus pensamentos, nem se mude o teu semblante. Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos.”

Um testemunho de uma rainha que acompanhou toda a história de Daniel até aquele momento. Ela podia dizer e disse com toda certeza: ele vai interpretar a escritura. Com a mesma certeza com que a menina israelita raptada falou para Naamã que em Samaria existia um profeta de Deus.

Onde estiver um homem com o espírito do Deus Santo, ali terá direcionamento, interpretação e bons conselhos.

Como tem sido o testemunho das pessoas que convivem conosco?

Na continuidade das palavras da rainha ela disse: “e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria...”

E o que fazer para se ter sabedoria, entendimento e prudência? O Salmo de número 119 responde: “pois os mandamentos de Deus estão sempre comigo, pois neles medito e os guardo.” (Vs. 98 – 100)

Temos valorizado a Palavra de Deus?

Pois é...

“Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.”Sl 119.98

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.” Sl 119.99


Entendo mais do que os antigos; (em outra tradução diz: sou mais prudente do que os velhos) porque guardo os teus preceitos.” Sl 119.100

Nenhum comentário:

Postar um comentário