sábado, 25 de junho de 2011

Vestimenta recomendada.




“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. (Gn 3.7)

No primeiro livro da Bíblia, no versículo acima citado, vemos o primeiro homem – Adão e sua esposa Eva, com vergonha de sua nudez se cobrindo com aventais feitos de folhas de figueira.

       Mas, logo após, no versículo 21, temos Deus os vestindo com túnicas de peles.

"E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu". (Gn 3. 21)

Seria um detalhe relevante ou simples coincidência? Teríamos ali uma simbologia de vestimenta recomendada?

Antes a vestimenta era de folha de uma árvore- a figueira, mas a que Deus fez para eles era de peles de animais – então foi necessária a morte de uma vida para cobri-los.

       O escritor aos Hebreus no capítulo 9 e versículo 22, parte B, esclarece-nos que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. 

“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” (Hb 9.22)

Já no capítulo 61 do livro do profeta Isaías, versículo 10, descrito abaixo, o escritor se alegra pelo fato de Deus o ter vestido de “vestes de salvação”. Fala da salvação como uma cobertura e vestimenta e – segundo o texto anterior – precisa ter derramamento de sangue.

“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias.” (Is 61.10)

“E SETE mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.” (Is 4.1)

No texto acima, temos mulheres querendo se chamar pelo nome de um homem, mas comer do seu pão e vestir seus próprios vestidos. Mostra um interesse no nome, mas não quer se submeter quanto vestir as roupas e a alimentação. Tira a nossa vergonha, mas do nosso jeito!

Como temos nos vestido?

“E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” (Ap 7.14)

       Pois é...




2 comentários:

  1. Creio que a vestimenta recomendada para os servos de Deus seja um coração puro e quebrantado, um espírito reto, a unção do Espírito Santo... Essas vestes são conseguidas quando deixamos Jesus entrar em nossa vida e ser Senhor, Salvador e dono dela, quando Seu sangue derramado nos lava e purifica do pecado.
    "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." Eclesiastes 9:8
    Que seja assim em nossa vida!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Irmã Lenilsen Nascimento, obrigado pelo comentário.

    Esdras

    ResponderExcluir