quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quem salva é Jesus.

Um jovem rico e preocupado em conseguir a vida eterna se aproxima de Jesus o chamando de bom mestre.

O evangelista Mateus narra esta história no capítulo 19, a partir do versículo 16, sendo também descrita por Lucas e Marcos.

O Mestre diz a ele que deveria guardar os mandamentos para ser salvo. Mas, ele retruca dizendo que os guardava desde a sua mocidade e o que ainda lhe faltava? 

Seria isso possível, alguém que guarda os mandamentos e não tem certeza de salvação?

A orientação divina agora para o jovem, a quem Ele amou, foi: “vende tudo que tens, dá-o aos pobres...; e vem e segue-me”.  Eis alguns questionamentos: Teria efeito de salvação fazer “caridade” sem seguir a Jesus? Não. Ou, teria como seguir a Jesus e não ser “caridoso”? Não precisamos de fé, amor e obras?

O jovem se entristece e no evangelho segundo escreveu Marcos, complementa esta informação dizendo que ele se contrariou com aquela palavra de Jesus. 

Mas, será que ele não amou o mestre por causa de sua confiança na incerteza da riqueza, como escreveu o apóstolo Paulo a Timóteo? O seu coração estava voltado para ela? Para onde está voltado o nosso coração? Vale à pena trocar Jesus por algo deste mundo?

Quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus!



Pois é...


2 comentários:

  1. O mais importante é que quando o escritor afirma que Jesus o amou, e disse-lhe: - Falta-te uma coisa. O homem aparentemente tinha tudo mas não dispunha do principal, Jesus. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo. O coração dele já estava muito ocupado.

    ResponderExcluir
  2. Jesus disse que o cumprimento da lei era amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como ele mesmo. A partir disso vemos que o jovem na verdade não cumpria a lei.

    Abraço,

    ResponderExcluir