terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sansão e Dalila.

Gostaria de fazer uma simples análise do caso Sansão – Dalila, especificamente aqueles primeiros momentos desse fatídico relacionamento. 

Assim sendo, analisando de forma textual o capítulo 16 de juízes, sem considerar o contexto geral do plano de Deus na vida de Sansão e a forma como Ele conduziu tudo (no texto: “Sansão um herói da fé?”, foram feitas algumas observações nesse sentido). 

Qual seria a mensagem central deste capítulo? Alguém que enquanto guardava a verdade estava seguro, mas, quando a revelou e ainda a uma pessoa inimiga, a qual estava afeiçoado, caiu numa grande armadilha? É uma explicação.

 A Bíblia nos adverte a não darmos pérolas aos porcos. Seria esse o caso de Sansão?  Forneceu informações de sua intimidade espiritual para alguém que não compartilhava a mesma fé, ou a não valorizava. Seria isso uma forma de se não dar o devido valor as coisas de Deus? Algo profano? Talvez.

O primeiro ensino não seria, “nem tudo que Ele nos revela é pra sairmos falando por aí"? É. Intimidade deve ser preservada, só revelada como numa exceção e dirigida por Ele.

Talvez o segundo fosse: "que não devemos olhar para o vinho quando ele escorre no copo"? Não parar diante da tentação? É. Com Dalila não se brinca! Assim como temos o famoso “ide” de Jesus, este ensino talvez seja o “fuja” do Sansão, né? 

Escape por tua vida! Fuja enquanto ainda há tempo!


Que Ele nos ajude a discernir o tempo de falar e a quem, o de fugir e escapar. Não tem tempo para tudo?

Pois é... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário