quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Não é ainda tempo de edificar a Casa de Deus?


Um dos profetas do período pós-exílio que denunciou a situação caótica que vivia o povo e o incentiva a terminar a construção do templo foi o profeta Ageu, filho de Sealtiel, príncipe de Judá.

Após os primeiros retornos da Babilônia, tinha sido levantado o altar e postos os alicerces do templo, relatados no capítulo terceiro do livro de Esdras.

Mas, devida a falsa acusação ao rei Artaxerxes, dos samaritanos, a construção do templo é paralisada por aproximadamente dezesseis anos.

Ele (Ageu) e o profeta Zacarias exortam os judeus a continuarem a construção do templo. 

Existia um provérbio naquela época: “não é ainda tempo de edificar a Casa de Deus”. Entretanto, Ageu os questiona se era para eles tempo de habitar em casas bem acabadas, casa revestida de madeira e deixar de lado o templo do Senhor.

Falou ainda ao povo, aplicai os vossos corações aos vossos caminhos: semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado. 

Alvos grandes, mas tudo está minguado! Tudo isso estava acontecendo com eles por terem deixado a casa dEle deserta.

No final do versículo 12 do primeiro capítulo do livro do profeta, diz que o povo temeu e logo após no próximo verso o profeta diz que o Senhor já era com eles, e acrescenta dizendo que a partir daquele dia os abençoaria.

Isso também pode estar acontecendo conosco quando priorizamos outras coisas e deixamos de lado a chamada divina? Sim.


Precisamos refletir se para nós, está sendo tempo de edificar a Casa de Deus e se propusermos a edificá-la, Ele será conosco!


Pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário