quinta-feira, 13 de outubro de 2011

“Não é ainda tempo de edificar a Casa de Deus?”


Um dos profetas do período pós-exílio que denunciou a situação caótica que vivia o povo e o incentiva a terminar a construção do templo foi o profeta Ageu, filho de Sealtiel, príncipe de Judá.

Após os primeiros retornos da Babilônia, tinha sido levantado o altar e postos os alicerces do templo, relatados no capítulo terceiro do livro de Esdras. Mas, devida a falsa acusação ao rei Artaxerxes, dos samaritanos, a construção do templo é paralisada por aproximadamente dezesseis anos.

Ele e o profeta Zacarias exortam os judeus a continuarem a construção dele. 

Existia um Provérbio naquela época: “não é ainda tempo de edificar a Casa de Deus”. Mas Ageu os questiona se era para eles tempo de habitar em casas bem acabadas, casa revestida de madeira e deixar de lado o templo.

Falou ainda ao povo, aplicai os vossos corações aos vossos caminhos: semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado. 

Alvos grandes, mas tudo está minguado! Tudo isso estava acontecendo com eles por terem deixado a casa Dele deserta.

No final do versículo 12 do primeiro capítulo do livro do profeta, diz que o povo temeu e logo após no próximo verso o profeta diz que o Senhor já era com eles. E acrescenta dizendo que a partir daquele dia os abençoaria.

E para nós, está sendo tempo de edificar a Casa de Deus? Se propusermos a edificá-la, Ele será conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário