terça-feira, 11 de outubro de 2016

Abraão, o amigo de Deus.

De fé em fé, Abraão está sendo agraciado por Deus com sucessivas manifestações, com o fim de proporcionar ao grande patriarca um sólido conhecimento de Deus e dos Seus propósitos. Na lição de hoje veremos mais progressos da comunhão de Abraão com Deus, e aprenderemos segredos espirituais poderosos para crescermos na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Estando Abraão sentado à porta de sua tenda, junto aos carvalhais de Manre, apareceu-lhe o Senhor, acompanhado por dois varões. Assim que Abraão os avistou, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra em humilde reverência. Abraão mobilizou sua casa para exercer a típica hospitalidade oriental e servir uma refeição requintada para recepcionar seus ilustres visitantes.

Enquanto o banquete estava sendo preparado, o Senhor se dirigiu a Abraão e reiterou que visitaria Sara para cumprir em seu ventre a grande promessa. Sara, por levar em conta sua condição física, riu-se. Entretanto, o Senhor assegurou o cumprimento da promessa; porque, afinal, não há nada difícil para Deus.

Em seguida, os varões se levantaram dali e se dirigiram a Sodoma para verem de perto a abundante maldade que havia naquele lugar. O Senhor, ao considerar a demonstração de fé e obediência de Abraão até aquele presente momento, quis compartilhar com ele um pouco mais dos Seus objetivos (Tg 2.23). Como Abraão já conhecia a justiça de Deus e que, por isso, não pouparia os pecadores daquelas terras, procurou interceder junto ao Senhor pela salvação de possíveis justos – incluindo, naturalmente, a família de Ló.

Novamente, Abraão mente acerca da verdadeira identidade de Sara a fim de preservar a sua própria vida. É difícil compreender como um homem que andava com Deus como Abraão procedesse assim. Porém, podemos perceber que ele não está sozinho nesta controvérsia. Consideremos que nós, crentes em Cristo, que temos muito mais motivos que Abraão para crer, confiar e andar com precisão de atitudes e decisões, também vacilamos.             Infelizmente, mesmo com todo o histórico dos grandiosos feitos de Deus desde os patriarcas até a obra de Cristo no Calvário, passando pela miraculosa era apostólica, falhamos. Contudo, não podemos perder a esperança, pois assim como Deus reverteu em benção a fraqueza de Abraão, Ele também pode fazer o mesmo por nós.


A jornada de fé do patriarca Abraão é marcada pela misericordiosa intervenção divina, visto que o Soberano Criador vela para cumprir Suas promessas. Portanto, precisamos conservar nossa fé na Palavra de Deus, independente do nível de adversidade em que nos encontrarmos, porque nosso Deus é fiel e poderoso para cumprir Suas promessas.




* Texto cedido por: EBD – 4º. Trimestre de 2016 ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP

“Os Patriarcas, de Abraão a José”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário