quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Isaque e Rebeca.

O Senhor continua a revelar seus propósitos aos homens e isso através daqueles que escolheu para fazer parte deles. Nesta lição será tratado a respeito dos planos de Deus para a vida de Isaque e como o Senhor agiu para que tudo ficasse conforme a sua vontade. A tipologia bíblica continua a mostrar: Abraão como figura de Deus que providencia a esposa para seu Filho, Isaque como a figura de Cristo e Rebeca como a da igreja. Neste tempo Sara tinha já morrido aos 127 anos. (Gn 23.1)

Com Abraão já velho e adiantado em idade chega, então, o momento do casamento de seu filho Isaque. Surge, portanto a preocupação de que Isaque não poderia tomar mulher do meio dos cananeus onde Abraão estava habitando. Ele então chama seu servo, o mais velho da casa, e o faz jurar que este iria tomar mulher para seu filho da sua terra e da sua família. Era o zelo de Abraão com as promessas de Deus em sua vida, tais promessas não poderiam se misturar com a impiedade dos cananeus.

O servo de Abrão tem preocupações com tal juramento. Mas, e se a mulher não quisesse segui-lo? Isaque poderia tornar para lá? E Abraão diz que jamais. Ora, o Senhor já houvera tirado Abraão daquela terra, portanto seu filho não deveria retornar para lá. Reafirmam-se as duas recomendações importantes de Abraão para o servo: a de Isaque não se casar com mulher cananeia e também de não retornar para a terra de onde Deus já o tinha tirado.

Deus está no controle de tudo o que está ocorrendo com Abraão e seu servo, nada se sucede por acaso. Nota-se claramente que não há operação de maravilhas e grandes milagres neste texto, como Deus enviando um anjo ou manifestando um grande sinal, etc. Porém, há de se ressaltar que ser conduzido por Deus na vida diária, ter os passos guiados por ele e ser bem sucedido, isso tudo se constitui em um grande milagre; é uma forma de Deus agir que infelizmente muitos não percebem.

Quando o servo chega à terra, a solução encontrada por ele foi orar e fazer uma prova com o Senhor de Abraão. Como é importante a oração de acordo com a vontade de Deus. (I Jo 5.14)             A resposta de Deus surge de acordo com o pedido do servo, ficando claro que sua oração definitivamente estava nos moldes dos planos de Deus. A família de Abraão estava ligada mediante casamentos entre seus membros, assim Abraão queria que Isaque o fizesse. É o padrão de Deus para a família cristã, nada de julgo desigual. A escolha da esposa para Isaque foi feita por Deus e a maneira como tudo aconteceu confirma isso.

Ouvindo o testemunho do servo de Abraão, Labão e Betuel, reconhecem o fato. Rebeca é dada como esposa de Isaque. Quão importante é que o povo de Deus viva a vontade e o querer de Deus na sua plenitude. Agindo dessa forma, as providências de Deus na vida do povo sempre serão constantes. A sanidade da vida espiritual e a estabilidade do casamento, assim como do lar dependem daquilo que tiver sido dado por Deus. Rebeca não conhece o moço com quem vai se casar, todavia ouvindo todo o relato do servo de Abraão está convicta de que Deus está no negócio. Quando perguntada se iria com aquele varão, sem titubear respondeu: “sim, eu irei”.

Rebeca partiu com o servo ao encontro de Isaque. O v. 63 narra que Isaque saíra para o campo para orar. Ou seja, enquanto Isaque está orando Deus está agindo, enquanto Deus está agindo Isaque está orando. Isso mostra que dentro dos projetos de Deus todos estão unidos no mesmo propósito. O homem busca a face do Senhor com o intuito de glorifica-lo e Deus responde. Com isso a alegria do homem é perfeita e completa e desfruta das eternas bênçãos de Deus.

Os planos de Deus não podem ser impedidos (Jó 42.2). Abraão projetou o casamento para seu filho, Isaque. E tudo ocorreu conforme o desejo de Abraão, pois não estava fazendo de acordo com o seu querer, mas de acordo com o de Deus. E todos que estavam envolvidos no plano foram bem sucedidos. Hoje o mesmo ocorre com a união entre Cristo e a Igreja. Todos os envolvidos nesse projeto também prosperarão.


Texto cedido por: EBD – 4º. Trimestre de 2016 ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP

“Os Patriarcas, de Abraão a José”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário