terça-feira, 1 de novembro de 2016

As bênçãos de Deus na vida de Isaque.

Isaque é deveras herdeiro das promessas feitas por Deus a seu pai, Abraão. Sua trajetória confirma a existência de tais promessas e revela o compromisso de Deus com o homem cuja vida é alcançada por um Deus tão grande. E essas promessas espirituais resultam em bênçãos dentro da família, em bênçãos materiais e sociais.

Isaque orou durante cerca de 20 anos por sua mulher, pois era estéril, e o Senhor ouviu à sua oração. No caso, Isaque não utilizou recursos humanos para alcançar a bênção; pelo contrário, lutou na oração e esperou com paciência no Senhor durante todo este tempo. Rebeca concebeu, e dentro dela os filhos lutavam; então ela também foi orar e perguntar ao Senhor a razão desta particularidade. Dois povos estavam em seu ventre, sendo um mais forte que o outro, e o maior serviria ao menor. Cumprindo-se os seus dias, ela deu à luz a Esaú (“cabeludo”) e Jacó (“suplantador”), nomes esses referentes ao que foi observado durante o parto (vv. 24-26). Esaú tornou-se perito na caça, varão do campo, e agradava a seu pai. Jacó, varão simples, habitava em tendas, mais perto da mãe. Certo dia, Esaú chegou cansado do campo e com fome, e disse a seu irmão: “Deixa-me comer de seu guisado”. Então, Jacó lhe respondeu: “Vende-me a tua primogenitura”. Para Esaú, o que importava no momento era saciar sua fome – de que lhe valia sua primogenitura? E então a vendeu a Jacó, seu irmão. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

 A região onde estava Isaque passava por uma terrível fome – o que o levou a Gerar, na terra dos filisteus. Nisso apareceu o Senhor, impedindo-o de descer ao Egito e orientando-0 a habitar na terra que o Senhor dissesse, porque nessa terra estaria a sua bênção. E assim habitou Isaque em Gerar. Os varões desta região perguntaram a Isaque a respeito de sua mulher. Ele temeu por sua vida e disse que era sua irmã. Porém o rei dos filisteus descobriu que não era simplesmente sua irmã, mas também sua esposa, e o repreendeu por conta de um possível delito que viria sobre o seu povo se alguém a tomasse por mulher. Isaque cresceu e se fortaleceu naquela região, tornando-se mais poderoso que o povo da terra, a ponto de causar inveja nos filisteus. Diferente do Salmo 73, onde o salmista viu a prosperidade do ímpio e quase escorregou, até que entrou no santuário do Senhor. Isaque foi expulso desta região e fez seu assento no vale de Gerar, cavando poços e prosperando, mas porfiaram com ele. Então chegou a Berseba e o Senhor lhe apareceu, renovando Suas promessas.

 A razão de toda a sorte de Isaque não estava nas terras por onde andou e sim naquEle que o abençoava. Por onde quer que andasse, tinha livramento e prosperidade. Ele reconhecia isto, e em Berseba levantou um altar e invocou o nome do Senhor. A adoração não está limitada ao lugar; ela está na vida do adorador. Abimeleque sai de Gerar e vai até onde Isaque se encontrava, buscando um concerto – afinal, ele o havia expulsado de suas terras. Reconhecendo que o Senhor era com ele, e que por isso crescia independente do lugar onde se encontrava, o rei filisteu reconheceu também que, futuramente, Isaque seria grande e poderoso na terra. Isaque tinha o coração segundo o do seu Deus, misericordioso; não tratou seus inimigos com a mesma moeda; pelo contrário, fez um banquete. Comeram, beberam e ele os despediu em paz.


Isaque passou por vários tipos de crise: fome na terra, perseguição e expulsão da terra onde estava, e teve a insatisfação de ver seu filho, Esaú, casar-se levianamente com mulheres hetéias. Tudo isso deixa claro que as bênçãos de Deus independem das circunstâncias, posto que Ele é fiel e Poderoso para cumprir Suas palavras.

Texto cedido por: EBD – 4º. Trimestre de 2016 ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP

“Os Patriarcas, de Abraão a José”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário