quarta-feira, 29 de março de 2017

Bíblia: o livro de Deus.

Diversas religiões possuem seus próprios livros sagrados, mas apenas a Bíblia contém a verdade que direciona a vida do homem conforme a vontade de Deus.

Sabe se que a Palavra de Deus, ao longo dos séculos, tem transformado a vida de muitos homens. Você sabia que D. Pedro II, um dos imperadores do Brasil, estudava sistematicamente a Bíblia? Em certa ocasião, ele afirmou: “Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo”.

Nesta aula, veremos como a Palavra de Deus pode servir de guia para pautar nossa vida de acordo com os princípios que o próprio Deus ordenou.

Regozijemos como o salmista, “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!”

A palavra Bíblia, como plural de biblion, que no grego significa “livro”, sugere a ideia de “coleção de livros pequenos” ou “biblioteca”.
Para os cristãos a Bíblia é a Palavra de Deus (Rm 10.17; Hb 4.12). Ela revela a perfeita vontade de Deus para toda humanidade (Rm 12.2).

A Lei de Deus nos orienta e ensina a forma adequada para vivermos bem com Ele, com o nosso próximo e conosco mesmos (Sl 119.101,105) e é por meio dela que conhecemos que Jesus Cristo é o caminho que nos leva à Deus (Jo 14.6).

Pela Bíblia, Deus fala em linguagem humana para que o homem possa entendê-lo. É por isso, que a palavra de Deus se torna viva e produz o efeito esperado, penetrando nos lugares mais profundos da alma e do espírito, indo até o íntimo das pessoas e julgando os desejos e pensamentos do coração delas (Hb 4.12; 2 Pe 1.19).

A Bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores de diferentes posições sociais, em um período de 1600 anos e em lugares e situações diversas. Samuel era profeta e juiz (At 13.20; 1 Sm 7.15); Moisés, um legislador (Dt 34.10-12); Daniel, um administrador público (Dn 2.49); Mateus, cobrador de impostos (Lc 5.27; Mt 10.3); Lucas era médico (Cl 4.24); e Amós era um boieiro e cultivador de sicômoros (Am 7.14).

Todos esses homens foram capacitados por Deus e procuraram registrar a história de seu povo - Israel e as mensagens e revelações que receberam de Deus.

Esses registros tinham grande significado e importância na vida daquele povo e, por isso, foram copiados muitas vezes, passados de geração em geração e reunidos, posteriormente, formando o que conhecemos por cânon bíblico.

Os cristãos creem que a Bíblia foi inspirada por Deus. A expressão grega para “inspirada por Deus” é uma palavra theopneustos, que significa “por Deus soprado”. O apóstolo Pedro afirma que “a profecia (Palavra de Deus) nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21), por isso é que afirmamos a origem divina das Escrituras, que o mesmo Espírito de Deus inspirou cada um desses autores de tal forma que as Escrituras são unânimes em seus assuntos e coerentes em sua mensagem.

Quanto à estrutura, a Bíblia usada pelos protestantes possui 66 livros, agrupados em duas seções, o Antigo Testamento (AT), escrito originalmente em hebraico e com algumas porções em aramaico e o Novo Testamento (NT) escrito em grego koiné e com frases em aramaico. A palavra Testamento significa aliança, contrato, pacto.

Para fins de estudo, os livros do Antigo Testamento (39 livros) estão agrupados segundo o estilo literário que foram escritos, nas seguintes categorias:
&  Lei: chamados também de Pentateuco, por ser composto pelos 5 primeiros livros (Gênesis a Deuteronômio), tratam da criação e da Lei de Deus;
&  Históricos: contêm as narrativas históricas do povo de Israel, o povo da Aliança e vão de Josué a Ester;
&  Poéticos: são chamados poéticos devido ao gênero do seu conteúdo, compreendem os livros de Jó a Cantares; e
&  Proféticos: são compostos por 17 livros, de Isaías a Malaquias, e estão subdivididos em dois grupos, que são classificados quanto o tamanho da obra e não na relevância ou importância de seus escritos:
& Profetas Maiores: de Isaías a Daniel (5 livros); e
& Profetas Menores: de Oséias a Malaquias (12 livros).

Já os livros do Novo Testamento (27 livros) estão agrupados em quatro categorias:
&  Biografia: são os quatro Evangelhos e descrevem a vida terrena do Senhor Jesus e o seu glorioso ministério entre os homens, sendo que os três primeiros são chamados de Sinóticos devido ao paralelismo que apresentam;
&  Histórico: é o livro de Atos dos Apóstolos que registra a história da igreja primitiva impulsionada pela atuação do Espírito Santo;
&  Epístolas ou Cartas: são compostas de 21 livros que vão de Romanos a Judas.
& Cartas Paulinas: são compostas de 13 cartas escritas pelo apóstolo Paulo e dirigidas às igrejas locais (Romanos à Filemon); e
& Universais ou Gerais: são chamadas gerais por terem sido escritas diversos autores, elas vão de Hebreus a Judas.
&  Profecia: É o livro de Apocalipse, que significa revelação.

A Bíblia também é conhecida como: livro da Lei (Dt 31.26), livro da Lei de Deus (Js 24.26; Ne 8.18), Lei do Senhor (Sl 19.7), as Santas Escrituras (Rm 1.2; 2 Tm 3.15) ou apenas Escrituras (Lc 24.27,45), ou ainda Escritura (Jó 10.35; 2 Tm 3.16), a Palavra da Verdade (2 Tm 2.15; Jo 17:17), a Escritura da Verdade (Dn 10.21), Livro do Senhor (Is 34.16), Evangelho de Cristo (Rm 1.16), Palavras de Vida (At 7.38), A Palavra de Cristo (Cl 3.16), O Rolo (Sl 40.7), Espada do Espírito (Ef 6.17), Palavra de Deus (Lc 11.28), Palavra da Vida(Fp 2.16), Palavras do Senhor (Sl 12.6), entre outros.


Hoje aprendemos que a Bíblia é o Livro dos Livros, a Palavra de Deus. Ela é viva, infalível, eterna – é totalmente fidedigna, norteia as decisões e preenche as lacunas da alma. Ela revela quem é o Criador, quem é Satanás, exibe o plano de Deus para salvação dos perdidos e expõe os erros que vão surgindo, frutos dos pecados e imperfeições humanas. O louco zomba das palavras de Deus (Sl 14.1), mas nós cristãos afirmamos: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” 

* Texto cedido por: EBD – 2º. Trimestre de 2017 
ADOLESCENTES E JUVENIS

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP
“CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO”




Nenhum comentário:

Postar um comentário