quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cuidados no serviço cristão.

Na aula de hoje aprenderemos o que é o serviço cristão e como podemos ser participantes desta sublime tarefa. Veremos exemplos de homens e mulheres que dedicaram suas vidas em prol da obra de Deus, quais as maneiras possíveis de se engajar no serviço cristão e como desempenhá-las, adequadamente, contribuindo para o crescimento do corpo de Cristo. 

Antes de identificarmos qual é a nossa ocupação na igreja, é necessário considerar que os cristãos são participantes do Reino dos céus. Pertencer ao “Reinos dos céus” é compreender que somos peregrinos e forasteiros neste mundo e que nossa maneira de viver, nossas vontades e pensamentos e nossa adoração estão submetidos à lei de Deus e debaixo de Seu domínio.
Somos servos do Senhor. Um servo é um escravo, uma pessoa que é totalmente dedicada a servir outra pessoa. Todo crente é chamado para servir a Deus. O servo se preocupa mais em fazer a vontade de seu senhor que em satisfazer seus próprios desejos. O maior exemplo de servidão é a do próprio Senhor Jesus Cristo, que possuindo a natureza de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, pelo contrário, Ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim semelhante aos homens (Fp 2.5-7). Jesus se tornou servo para nos salvar. Ele é superior a nós, mas decidiu nos servir, por amor a seu Pai. Da mesma forma, nós também devemos servir uns aos outros.

As Escrituras apresentam diversos exemplos de pessoas que foram obedientes à convocação de Deus para o trabalho na seara do Mestre. Ressaltamos o exemplo de Moisés (Is 63.11), Samuel (1 Sm 3.10), Davi (2 Sm 3.18), os Apóstolos (Mc 3.14,15), Paulo e Timóteo (Fp 1.1), entre outros, “homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11.38).

Além dos citados, não nos esquecemos da dedicação da profetisa Ana, filha de Fanuel. Lucas narra que ela era viúva e muito idosa - possuía oitenta e quatro anos de idade. A sua atitude nos chama à atenção: “não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia” (Lc 2.36,37). Ana orava fervorosamente e adorava regularmente a Deus no templo. Um belo exemplo de serviço cristão para todos nós.

O Servo de Cristo deve evidenciar em sua vida algumas atitudes na prática do serviço cristão. Ele entende que foi chamado e deve servir a Deus com:      
a. humildade (Jo 13) - Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus apresentou a eles o segredo de uma vida vitoriosa. Tudo começa com a humildade. Cristo é o nosso maior exemplo. Não há como servir sem a humildade. Se quisermos ser bênçãos e frutificar é necessário sermos humilde, pois só assim, seremos semelhantes à Jesus. A humildade nos leva a descer para enxergarmos a necessidade do próximo. Ela nos coloca em condições de perdoar e a realizar ao próximo, aquilo que gostaríamos que o outro fizesse conosco. Precisamos aprender e praticá-la, pois ela faz parte da natureza do Senhor Jesus;
b. amor (Mt 22.34,35) - Não há serviço que seja oferecido a Cristo que não passe pelo crivo do amor. A prática do amor é a base da nossa fé, pois foi por amor que Cristo se entregou a morte por nós. Precisamos ser bênçãos na vida dos outros através do amor. É assim que cresceremos! É amando ao próximo que deixaremos de ser apenas religiosos, para nos tornar servos para a glória do Pai;
cperseverança (1 Co 15.58) - Ser perseverante é ser constante e manter firme nos propósitos; não parar na caminhada e chegar a alcançar o objetivo. Há pessoas que no início de algum projeto ou responsabilidade, se apresentam animadíssimos. Contudo, com o passar do tempo, vão se esfriando e acabam por desanimarem em seus projetos. Jesus nos adverte: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62). O que Ele está nos mostrando é que uma vez tendo se lançado nos braços do Senhor, é necessário perseverar, pois Deus espera isso de nós e o nosso serviço será honrado por Ele;
d. responsabilidade (Rm 12.1,2) - O chamado de Deus na vida do crente é coisa séria e isso implica responsabilidade. Não se pode brincar com algo tão relevante e que custou o preço de sangue de Cristo. O crente é responsável quando entende o valor de sua missão e compreende que foi chamado para glorificar a Deus e anunciar a Salvação de Cristo aos perdidos. Isto é serviço! Esse é o chamado de Deus na vida de todo aquele que teve um encontro real com o Senhor Jesus; e
f. fé (Hb 11.1,6; Tg 2.14-17) - Por fim, o serviço cristão tem que ser realizado por fé, pois sem ela ninguém pode agradar a Deus, e foi através da fé, que as obras dos antigos obtiveram a aprovação de Deus. A fé e as obras andam juntas. Paulo ainda recomenda que “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3.23,24). Lembre-se que tudo o que não provém da fé é pecado (Rm 14.23).

Jesus advertiu os seus discípulos da extensão do trabalho a ser desenvolvido por eles na pregação do Evangelho (“a seara é grande”) e do reduzido número de trabalhadores (Lc 10.2). Porém, diante dos desafios no serviço cristão, a ordem era rogar ao Senhor que mandasse mais trabalhadores para a seara e não cruzassem os braços. Anteriormente, eles haviam sido avisados que para trabalhar na obra de Deus seria necessário renunciar (Lc 9.62).

Conscientes do chamado, só nos resta saber, em que podemos ser úteis na obra de Deus? O apóstolo Paulo registra uma variedade de dons concedidos por Deus aos homens (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-11,28). Além dessas listas de dons, em Ef 4.11-12, Paulo afirma que Jesus Cristo escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres na igreja. Esses dons colocados à disposição da igreja têm como propósito preparar o povo de Deus para o serviço cristão, “a obra do ministério”, com uma finalidade especifica, a “edificação do corpo de Cristo”.

Diante disso: Que ocupação é a tua? Esta foi a uma das indagações que os marinheiros, que viajavam à Espanha, fizeram ao profeta Jonas (Jn 1.8), porém, esta também é a interrogação do Espírito Santo a nós: Que ocupação é a tua? Qual o nosso envolvimento com a obra de Deus?

O apóstolo Pedro ainda recomenda: que “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre” (1 Pe 4.10-11).
Há diversas maneiras de nos envolvermos com a obra de Deus. Podemos trabalhar na obra da evangelização, na visitação aos enfermos, na participação nos departamentos da igreja, como coristas dos grupos musicais, louvando a Deus através de instrumentos musicais, participando dos cultos na igreja e nos lares, enfim, muitas são as possibilidades de servir a Deus. E depois de realizado tudo isso, podemos dizer, “sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Co 15.58).

* Texto cedido por: EBD – 2º. Trimestre de 2017 
ADOLESCENTES E JUVENIS

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP
“CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO”
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário