quinta-feira, 11 de maio de 2017

Obediência, o segredo de uma vida abundante.

Vivemos numa época dominada por um espírito de independência e desobediência. Os filhos já não obedecem a seus pais, os alunos aos seus professores, os crentes a seus pastores, enfim, até as leis do país são desobedecidas. O apóstolo Paulo explica que a origem dessa crise está na desobediência do homem a Deus, causada pelo pecado, que faz com que o homem ande pelo mau caminho e faça a vontade do maligno, “do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” (Ef 2.1,2). Sim, pode-se dizer que Satanás infectou o mundo inteiro com o espírito de desobediência.

Nesta lição vamos estudar o que a Bíblia nos ensina sobre a obediência e quais são as consequências para nossa vida.

O Dicionário Houaiss registra obediência como o ato ou efeito de obedecer; a condição ou qualidade do obediente; a submissão completa (submeter-se à vontade de outrem; estar sob o comando de; agir ou estar de acordo com). E obediente como: o que obedece; o que é excessivamente dócil, submisso.

A Bíblia nos aconselha que, antes de obedecermos às palavras dos homens, devemos obedecer a Palavra de Deus (At 5.29). Isto porque a Palavra de Deus é santa, a única verdade; além disso, ela é justa e mostra o que é certo e errado aos olhos de Deus; e por fim, ela é boa, nos ensina a desviar dos perigos da vida (Rm 7.12).

       O cristão deve obedecer a Deus incondicionalmente, com todo o seu coração e sua alma (Dt 26.16; 32.46). O profeta Samuel disse ao rei Saul: “o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1 Sm 15.22). Essa palavra de repreensão foi dita porque ao invés de Saul obedecer a Deus, ele preferiu oferecer-lhe um sacrifício que Deus não havia lhe pedido, apesar de sacrificar o melhor. A desobediência do rei Saul deixou Deus muito irado.

       A Bíblia nos mostra exemplo de homens e mulheres que obedeceram a Deus, como Noé (Gn 6.22), Abraão (Gn 12.4), Josué (Js 1.15), José e Maria (Lc 2.39); Paulo (At 26.19), e o próprio Jesus (Hb 5.8; Jo 15.10; Rm 5.19).

       O adolescente que obedece a Palavra de Deus é alcançado por muitas bênçãos: é propriedade peculiar de Deus; tem uma vida abençoada e feliz (Js 1.8; Tg 1.25); tem ainda, uma vida prolongada na face da terra (1 Rs 3.14); e por fim, tem a garantia de entrar no Reino de Deus (Mt 7.21).

Você se lembra quais foram os resultados da desobediência de Adão e Eva? Eles perderam a comunhão com Deus, foram expulsos do paraíso, a terra foi amaldiçoada, e por isso, o trabalho do homem seria com maior esforço, a mulher teria sofrimento no parto, e por fim, a morte passaria a ter domínio sobre a vida de todos os homem (Gn 3.16-24).

Assim também, o povo de Israel foi castigado pela sua desobediência. O Salmo 78 destaca, que apesar de todas as maravilhas de Deus, ao tirar o povo da escravidão no Egito e mostrar muitos milagres na caminhada pelo deserto, eles Não guardaram o concerto de Deus e recusaram andar na sua lei” (v. 10) e “tentaram, e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos” (v. 56). O Salmo finaliza mostrando que por causa da desobediência do povo, “Deus ouviu isto e se indignou (irou-se); e sobremodo aborreceu a Israel, pelo que abandonou o tabernáculo em Siló... e deu a sua força ao cativeiro, e a sua glória, à mão do inimigo, entregou o seu povo à espada, e encolerizou-se contra a sua herança. Aos seus jovens, consumiu-os o fogo, e as suas donzelas não tiveram festa nupcial. Os seus sacerdotes caíram à espada, e suas viúvas não se lamentaram(v. 56-64).

       Assim como Adão e Eva e o povo de Israel não foram preservados do castigo por Deus, o rei Saul não foi poupado pela sua desobediência. O Senhor falou com Samuel “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras” (1 Sm 15.11). Samuel foi ao encontro do rei que voltava da batalha e lhe disse: “Por que, pois, não destes ouvidos à voz do SENHOR? Antes, voaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR” (v. 19) e acrescentou “Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (v. 23, 26,28).

       As consequências da desobediência não são boas, ela provoca a morte física e nos impede de entrar no repouso de Deus (Hb 4.5-6).

Além de sabermos que devemos obedecer a Deus e Sua Palavra, a Bíblia nos aconselha a obedecer aos nossos pais e às autoridades constituídas por Ele.

Em Ef 6.1-3, o apóstolo Paulo aconselha os filhos: “sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.

A obediência aos pais na Bíblia vai além de cumprir ordens e seguir conselhos, significa respeitar os pais, honrá-los, tratá-los com dignidade, considerá-los e até sustentá-los na velhice, quando eles ficarem sem forças para se sustentarem. É isso que significa “honrar o pais e a mãe”, é obrigação dos filhos obedecer sempre os mandamentos de Deus, pois é bíblico e há promessa, pois os filhos que assim procedem estão agradando a Deus (Cl 3.20).

A Bíblia aconselha aos cristãos que respeitem aqueles que estão em posição de autoridade, porque elas foram constituídas pela permissão de Deus, para o exercício da justiça entre os homens, ainda, porque elas estão a serviço de Deus para o nosso próprio bem (Rm 13.1-4). Por isso, devemos obedecer aos professores, aos mais velhos - às autoridades, e o principal motivo para respeitarmos é o amor a Deus.

Por fim, devemos ser obedientes aos nossos pastores: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas” (Hb 13.17).

Quanta lição aprendida hoje! Por intermédio do Espírito Santo cremos que somos filhos obedientes. Entendemos que obedecer é um gesto de amor e temor a Deus. Apesar de muitos adolescentes estarem infectados pelo espírito de desobediência, o adolescente cristão não deve ser influenciado por essas pessoas, porque quem governa a sua vida é Deus. Obedecer aos nossos pais, aos nossos pastores, aos mais velhos e as autoridades é agradável a Deus. Isto demonstra que somos cheios do Espírito Santo.

* Texto cedido por: EBD – 2º. Trimestre de 2017 
ADOLESCENTES E JUVENIS

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTERIO GUARATINGUETÁ-SP
“CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário