sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Oração de Paulo pelos efésios.




Nesta lição vamos estudar a segunda oração de Paulo pela igreja; na primeira, ele pediu ao Pai que desse à igreja visão espiritual; nesta, ele pede ao Pai fortalecimento no homem interior. Não obstante Paulo estar em uma prisão, seu pedido em nenhum momento tem caráter material, ou mesmo individual; sua oração é sempre em favor dos irmãos. Ela tem características próprias, objetivos claros e busca sempre a vontade de Deus.

Paulo sempre mantém o modelo de oração, que é dirigir o pedido a Deus e em nome de Jesus. Ao Pai porque é d’Ele que vem a resposta para a oração; e por Jesus porque Ele é o caminho para se chegar ao Pai – não há outra forma de o homem pecador se achegar a Deus.

Paulo tem certeza do acesso, pois usa a expressão “perante”, ou seja, face a face. Não é um ato meramente religioso, mas consciente, racional. Além de reconhecer que Ele é o Pai de toda a família nos céus e na terra e, se há algum pedido a fazer pelos filhos, é perante o Pai que se deve comparecer.   (Ec 5. 12)

O primeiro pedido foi para que os irmãos fossem fortalecidos com poder. A expressão tem a ideia de domínio, ou seja, os irmãos deveriam ser dominados pelo poder do Espírito Santo. E não é uma ação externa, pois Paulo está pedindo esse revestimento no homem interior. Esta promessa está contida em João 14.16, 17 e 20, assim como em Atos 1. 8.

Dessa forma o Espírito Santo fará com que os irmãos lancem raízes e se firmem cada vez mais em amor no lugar onde Cristo nos colocou – nos lugares celestiais. O que contrasta com a vida carnal que é superficial, que não entende nada das maravilhas de Deus! Na presença d’Ele podemos compreender como o Reino de Deus alcança para a salvação os piores pecadores; e a vitória final será de seu Ungido (Fp 2.9-11; 1 Co 15. 24).

A mente humana não compreende essas coisas e esse é outro objetivo na oração de Paulo, para que os irmãos conhecessem o que não pode ser conhecido por métodos humanos, o que ultrapassa o conhecimento racional (1 Co 2.9-14). Este era o desejo de Paulo – que os irmãos fossem tirados do plano natural e levados para o sobrenatural, de maneira que o homem estará cheio de toda a plenitude de Deus.

Ora, tudo isso que foi colocado ainda não é nada perto do que Deus tem poder para fazer pela igreja, Ele é poderoso para fazer muito mais.

Nesse sentido, que Deus faz além daquilo que pedimos ou até mesmo pensamos, muitas vezes não conhecemos a real necessidade espiritual dos irmãos, mas, conduzidos pelo Espírito Santo, alcançaremos aquilo que é a vontade de Deus (Rm 8.26). A obra que Deus realizou por meio de Cristo está muito além do entendimento humano, portanto, a Ele seja toda a honra e toda a glória.


Por esta oração de Paulo fica ainda mais claro o grande depósito de Deus em Cristo Jesus e que o papel da intercessão pela vida do povo é imprescindível. Somente através de uma vida diante da face de Deus é que a igreja sairá do natural e invadirá o sobrenatural. Não é ação humana; é de Deus, pelo poder do Seu Espírito. 


* Texto cedido por: EBD – 3º. Trimestre de 2017 

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
“CARTA AOS EFÉSIOS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário