quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Uma vida consagrada a Deus.





Para esta lição cabe fazer citação da existência em Éfeso de muitos ritos pagãos; é desse contexto que a grande parte dos irmãos saíra e, portanto, havia muitas coisas para serem mudadas a fim de se apresentarem agora ao Deus verdadeiro.

O primeiro destaque dessa lição é sermos imitadores de Deus, afinal somos filhos. Deus é amor e provou seu amor entregando Seu único Filho por cada um de nós, sendo nós ainda pecadores. Jesus Cristo por sua vez agradou ao Pai se entregando a si mesmo, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave a Deus.  (Êx 29.18)

Andar em amor, portanto, é imitar a Deus e a Cristo em uma entrega total pelos nossos irmãos. Fazendo assim seremos reconhecidos como seus seguidores (Jo 13.34,35). Se tudo o que fizermos for impulsionado pelo amor, o sacrifício passa a ser adoração e por isso agradável a Deus (Rm 12.1). Este é o momento de colocar em prática os ensinamentos de Jesus e demonstrarmos que amamos nossos irmãos assim como Ele nos amou. (1 Jo 2:6).

A partir do vs. 3 Paulo reprova o comportamento oposto. Ele considera o avarento ou ambicioso como idólatra, porque dedica às coisas um culto que se deve prestar unicamente a Deus. Tal coisa não se deve nem mesmo ser mencionada entre nós. E também entre os cristãos não deve haver palavras sujas, indecentes e tolas; a linguagem e o vocabulário do cristão deve ser totalmente santo. Não deve haver brincadeiras e piadas imorais ou maliciosas. Ao contrário, devemos estar diante de Deus com ações de graças. (Ec 5. 1,2; Tt 2:7,8)

Devemos ter a certeza que nenhum de nós esteja vendido ao pecado ou dominado pelo amor ao pecado pois tudo isso está na contramão da imitação a Deus. E não nos deixemos enganar por palavras vazias, destituídas de verdade. Palavras sem nenhum conteúdo espiritual, sem nenhum propósito. Porque todas essas coisas atraem a ira de Deus. (2 Tm 2:24-26)

E como estamos na luz devemos produzir frutos do Espírito que aprovam o que é agradável ao Senhor e evidentemente reprovam o que é ao contrário. Devemos cuidar para não colocarmos diante de nossos olhos coisas que são contrárias à vontade de Deus (Mt 6.22,23; Cl 3.1-3). Existe tanta sujeira nas trevas, ou no oculto que até o simples fato de mencioná-la é também sujo, baixo, imoral; isso é o que Paulo quer dizer com o que “até dizê-lo é torpe”.

Tudo o que está em oculto é revelado pela luz e, portanto, deve ser condenado, reprovado. Então Paulo faz um apelo aos irmãos, para aqueles que estão ainda dormindo, como que desejando participar da luz e das trevas, que despertem! Porque estas duas situações não são mais possíveis na vida cristã. A expressão “desperta” é uma chamada para tomar atitude, de estar alerta (Is 52.1; 60.1).

Por isso vamos ser sábios e não sem entendimento no nosso andar diante de Deus. Sabemos perfeitamente o que neste mundo é abominação diante dos olhos de Deus, portanto vamos fazer um uso sábio do nosso tempo e procurar entender qual a vontade do Senhor, a fim de agradá-lo. (Pv 9:6; Tt 3:3)

Mas como viver uma vida santa em meio a tanta corrupção? Paulo instrui os irmãos, afinal tudo o que o Senhor espera de cada um de nós Ele próprio já deu as condições para tal. E o ensino é: saia de uma vida carnal para andar em uma dimensão espiritual (Pv 23.31). A presença abundante do Espírito Santo em nós nos levará a uma vida consagrada a Deus. Ele é o perfume de cheiro suave dos nossos cânticos e de nossas conversas, da nossa ação de graças. E ainda nos dá graça para sermos sujeitos uns aos outros no temor de Deus. Precisamos ser cheios do Espírito Santo.  (Cl 3. 16 ,17)

Assim como os irmãos efésios saíram de uma vida imoral, idolátrica, sensual, etc., hoje não é diferente com a formação da igreja; saímos de uma vida semelhante e passamos a servir a um Deus vivo. É necessário que toda aquela bagagem seja deixada para trás. Devemos ser santos assim como Ele é Santo.


* Texto cedido por: EBD – 3º. Trimestre de 2017 

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
“CARTA AOS EFÉSIOS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário