segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Os ensinamentos de Jesus Cristo.





Esta lição apresenta um dos elementos mais relevantes do ministério de Jesus Cristo: o seu ensinamento. Embora os seus maravilhosos milagres fossem os principais responsáveis pela rápida expansão da popularidade do seu ministério, é nos seus ensinamentos que encontramos revelações transformadoras de corações. Seus ensinamentos sobre o Reino abordavam o novo modo de vida de todos os participantes do novo nascimento; enquanto os seus ensinamentos sobre a Verdade abordavam a revelação da sua identidade e do seu propósito.

Neste texto é colocado que a felicidade dos cidadãos do Reino de Deus está baseada na participação do Reino (Sl 51.12), na abundante provisão de justiça em Cristo, na esperança da manifestação da graça e da glória futura (Cl 1.24-28).  Observe como a visão mundana de felicidade está completamente deslocada do Reino de Deus.

Outro tema dos ensinamentos de Jesus é o amor. O amor é o cumprimento de toda prescrição da Lei e dos profetas, pois quem ama a Deus guarda seus mandamentos e não faz mal ao próximo (Rm 13.8-10). O amor é a base sólida dos nossos relacionamentos dentro e fora da nossa comunidade de fé (1Jo 4.7-11). O amor proposto por Cristo atinge as pessoas impossíveis de se amar (inimigos, caluniadores, perseguidores e acusadores.

Agora vejamos a humildade proposta por Cristo aos seus seguidores. À luz das Escrituras, humildade é o reconhecimento da fraqueza humana comparada com a onipotência divina. A humildade nos permite enxergar com clareza nossa realidade antes de nos atrevermos a julgar a realidade de outras pessoas. A perfeita compreensão das nossas próprias fraquezas nos torna compassíveis e misericordiosos no trato com os mais fracos (Gl 6.1-5).

Esta revelação de Cristo levou os fariseus a considera-lo como blasfemo, pois tal soberania é atribuída apenas a Deus. Os fariseus não O viam como o Verbo que se fez carne para habitar entre nós a fim de nos trazer a graça e a verdade, por isso, resistiam e contendiam contra a divina autoridade d’Ele (Jo 1.1-3,11-14,17). A revelação da verdade sobre Cristo é de fundamental importância para a salvação do seu povo, por isso, sua insistência em falar abertamente sobre sua identidade e propósito (Jo 17. 3 ; Jo 1.29).

Somente a submissão à divina autoridade de Cristo possibilita uma fé sólida o suficiente para resistir a todas adversidades comuns na peregrinação do cristão rumo a nova Jerusalém (At 5.28-32).  Acatar o governo do nosso Senhor é o principal fator do sucesso da nossa carreira cristã. Saulo de Tarso, diante da revelação gloriosa de Cristo no caminho de Damasco rendeu-se imediatamente ao senhorio do Salvador e se dispôs a fazer toda a vontade d’Ele (At 9.1-6; Lc 6.46-49).

O verdadeiro encontro com Cristo sempre produzirá no indivíduo arrependimento, renúncia, submissão e reverência a sua suprema autoridade. Se alguém alega ser de Cristo, o tal deve mostrar por seus frutos e não apenas por suas palavras (2Tm 2.19). A fé genuína sustentada pelo poder do Espírito Santo prevalecerá superando todas as contrariedades até consumação de toda a peregrinação (Rm 8.5-9).

Os ensinamentos de Cristo são dotados de virtude singular, contudo, na tentativa de praticá-los, o homem natural se encontra impedido por conta da inclinação carnal intrínseca à sua natureza humana decaída. (Rm 7.14-15). Sendo assim, é necessário nascer de novo (Ez 36.25-27). Assim, somos unidos a Ele, e a nossa carne é crucificada e nosso homem interior regenerado para andarmos no Espírito conseguindo fazer a vontade de Deus.

Os ensinamentos de Cristo ocupam uma posição de destacada importância no seu ministério em virtude do seu poder esclarecedor e transformador para seus discípulos. Portanto, devem ser considerados com a máxima estima para desfrutarmos de toda sua excelência. Lembremo-nos que fomos chamados para vivermos os padrões de Deus.




 * Texto cedido por: EBD – 4º. Trimestre de 2017 

ASSEMBLÉIA DE DEUS 
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
“VIDA E OBRA DE JESUS”


Nenhum comentário:

Postar um comentário