sábado, 17 de março de 2018

Os descendentes de Jeú.






A história de Jeú começa com a ordem divina dada ao profeta Eliseu para ungi-lo rei sobre Israel, cuja capital era Samaria.

Reinaria sobre as dez tribos de Israel e faria juízo na família de Acabe, idólatra. Ele fez exatamente como foi mandado e ainda destruiu toda a idolatria de Baal.

Contudo, Jeú não teve cuidado em andar nos preceitos dEle quanto ao ídolo colocado em Betel e Dã, constituído por ele.


O filho de Jeú, Jeoacaz, também cuidou da religiosidade do pai e manteve em Israel o desvio do Criador, mostrando o poder influenciador da tradição familiar.

Jeoàs, o neto de Jeú, visita o profeta Eliseu que estava adoentado. Lança flechas sob a palavra do vidente que livraria o país da Síria, vencendo-os por três vezes.

O bisneto de Jeú, Jeroboão,  no tempo de Jonas, também fez o que era mal aos olhos do Senhor como seus antepassados, mostrando a força da religiosidade da nação.

Zacarias, a quarta geração, o substitui por seis meses e "fez o que era mal aos olhos de Deus", mostrando a paciência divina bem como o cumprimento de sua promessa à Jeú. 





* Esse texto é apenas um pequeno recorte de uma mensagem mais ampla sobre a descendência de Jeú e o poder das tradições. Segue abaixo o link para acesso ao vídeo que contém o estudo completo sobre o tema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário