domingo, 7 de fevereiro de 2016

Jovens sois fortes?

Na primeira epístola universal do apóstolo João, no capítulo segundo e verso quatorze, têm a afirmação do nosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo:” Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." O jovem tem a força física, o vigor, mas falta-lhe muitas vezes a sabedoria, experiência. Para vencer o inimigo basta força física? Certamente que não. Sem a palavra dEle em nós conseguiremos vitória? De maneira nenhuma. Eis neste texto algumas reflexões importantes: como adquirir conhecimento divino ou como guardar Sua palavra em nosso coração como disse o salmista? Meditando de dia e de noite? Sim.Colocá-la como testeira como ensinou Moisés? Certamente. Paulo ensina na epístola aos Colossenses no capítulo dois e verso três que “nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência". Saibamos jovem que” a nossa luta não é contra sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” e ela demanda preparo espiritual na Palavra de Deus e na oração. Finalmente precisamos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, revestindo-nos de toda a armadura de Deus. Continuando, nos versículos seguintes do capítulo 6 da epístola aos Efésios, o apóstolo Paulo descreve uma armadura de um soldado romano, próprio daquele tempo. Começa a descrição com “cingir” os lombos com a verdade e “vestir” a couraça da justiça. Defender a verdade e fazer o que é justo é parte da recomendação bíblica para nossa segurança espiritual. (Vs. 14) “Calçar” os pés na preparação do evangelho da paz – no que puder, tenha paz com todos! (Vs. 15). Falta ainda o “escudo da fé” (os dardos, setas do maligno são apagados pela fé, isto é, pela confiança na palavra de Deus), a “espada do Espírito” (saber manejá-la bem, é necessário) e o “capacete da salvação” (certeza da salvação). (Vs. 16 e 17) Somos fortes? Venceremos o inimigo? Sim, se a Palavra estiver em nós! Pois é...

As parábolas de Jesus.

As parábolas tinham um lugar especial no ensinamento de Jesus? Sim, certamente.

O salmista assim se expressou: "Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos" (Salmo 78:2).

Seus discípulos lhe perguntaram em particular, "Por que lhes falas por parábolas"? 

Para explicar o uso de parábolas Jesus cita Isaías 6 que fala da degradação espiritual dos israelitas, do orgulho e da teimosia de coração que impediram a eles entender as palavras de Deus: "o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos, e fecharam os olhos".

Aquele que possuía humildade mental alcançava um entendimento rico e verdadeiro do reino do céu, mas aquele que não tinha nada desse espírito, estava destinado a perder até o pouco entendimento que tinha? A mesma palavra que era revelada para um, escondia a verdade de outro? Claramente.

Algumas vezes até os discípulos tiveram que perguntar em particular sobre a interpretação? Sim.

Também temos essa escolha, quando somos confrontados com alguma declaração desafiadora da Escritura, podemos tanto sair em confusão, ou ficar alí pacientemente para aprender mais? Exatamente.


Nossa atitude revelará se nos é dado saber os mistérios do reino de Deus.

No objetivo de buscarmos conhecer melhor o reino edificado sobre a pedra, estaremos de maneira contínua estudando os ensinamentos nas parábolas.

Pois é...
Pois é...no ensinamento de Jesus