A Bíblia pela Bíblia
Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
sábado, 27 de junho de 2026
Vivendo em união
Oh! Quão bom e quão suave é, que os irmãos vivam em união...
Essa bela frase é o versículo inicial do Salmo 133 da Bíblia Sagrada.
Mostra, sem sombra de dúvidas, a beleza e a força da comunhão.
O Salmo completo compara essa união a duas coisas muito significativas na cultura da época: o óleo precioso e o orvalho de Hermom.
O primeiro representa o Espírito Santo derramado sobre as nossas vidas e que traz pureza e alegria.
É na comunhão que o Espírito de Deus é derramado sobre a nossa cabeça, purificando os pensamentos, ungindo nossos olhos, ouvidos, boca e todo o nosso corpo.
É na união que passamos a experimentar uma vida cheia do Espírito Santo, do amor de Deus e da paz que só Jesus pode trazer ao nosso coração.
Andar cheio do Espírito Santo é amar ao próximo, servindo o irmão, ajudando o necessitado, socorrendo os feridos e levantando os caídos...
Andar cheio do Espírito Santo é ainda perdoar e amar o irmão, ter comunhão com ele, compartilhando as vitórias e as lutas também, é viver uma vida em unidade com a igreja, todos juntos com o mesmo propósito, levar o amor de Cristo para aquelas almas que ainda não foram alcançadas.
O segundo representa o refrigério e o cuidado de Deus que alcançam a todos, pois é onde Ele ordena a sua bênção.
O capítulo 10 e verso do livro dos Provérbio 22, a bênção que enriquece é a de Deus.
Indo à Casa do Senhor
Na Nova Aliança feita por Cristo no calvário muita coisa mudou, hoje nós temos livre acesso a presença de Deus, não precisamos mais do intermédio dos sacerdotes para oferecer sacrifícios de louvor, pois Cristo é nosso Sumo Sacerdote.
Por mais que a Igreja seja chamada de Casa de Oração, não devemos pensar que ela seja apenas um lugar para irmos pedir algo a Deus.
Deus busca verdadeiros adoradores (Jo 4.23-24), devemos ir á Casa do Pai com a intenção de adorá-Lo, podemos pedir, é lógico, pois Jesus nos ensinou a importância de pedir ( Mt 7.7), mas esta não deve ser nossa prioridade.
Davi no salmo 27 deixa isso claro, ele almejava ir a Casa do Senhor por dois objetivos: contemplar a formosura do Senhor e aprender!
No Antigo Testamento há episódios em que Deus responde a adoração de seu povo enviando fogo do céu para consumir o holocausto, como forma de demonstrar que se agradou daquele ato, logo devemos oferecer culto ao Pai sempre com o intuito de agradá-Lo.
Em Atos 16 vemos que o culto a Deus, prestado por Paulo e Silas, agradou tanto ao Senhor que houve um terremoto naquele lugar.
Que procuremos sempre, em todos os momentos, agradar a Deus!
Por fim, no livro de Atos está escrito: E, perseverando unânimes todos os dias no Templo (At 2.46A).
Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, porém Ele pode se fazer presente nesses templos:
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" ( Mt 18.20).
Então, que aprendemos a valorizar a ida à Casa do Senhor, assim como Davi e a igreja primitiva.
Local de encontro de Deus com o povo
O homem segundo o coração de Deus queria morar na igreja: "Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo" (Sl 27.4).
A Palavra de Deus diz, tanto na carta aos coríntios como na carta aos gálatas, que somos templo e morada do Espírito Santo, logo Deus habita em nós.
Por este motivo muitos chegam a perguntar o porquê de ir a um templo, feito por mãos humanas, já que o próprio Deus disse que não é nele que Ele habita? (Is 66.1).
No Antigo Testamento nos livros de Gênesis e Êxodo nota-se que a princípio não existiam Casas de Oração, mas tanto Abraão como seus descendentes escolhiam um lugar para construir um altar e ali oferecer sacrifícios ao Senhor, assim concluímos que Deus deseja que tenhamos um lugar para O encontrar.
A partir do capítulo 25 de Êxodo Deus pede que Moisés construa um tabernáculo, Ele dá a Moisés todas as instruções, no versículo 8, o Senhor diz que habitará no meio daquele santuário.
A partir do versículo 10 Deus manda que seja construído a Arca da Aliança e no versículo 22 Ele diz a Moisés que sobre aquela arca se encontraria com Moisés.
E foi assim por todo o Antigo Testamento, Deus se encontrava com o sumo sacerdote através da Arca da Aliança, era ela que representava a presença de Deus no meio do Tabernáculo e, posteriormente, no Templo construído por Salomão.
Há de se observar que o próprio Deus pediu que construíssem um santuário, que ao lermos com atenção vemos que era o local de encontro de Deus com o povo, embora o acesso a presença de Deus fosse um privilégio apenas dos sacerdotes.
Aquele Tabernáculo, e mais tarde o Templo, era o local onde eram oferecidos sacrifícios ao Senhor por gratidão ou por expiação pelos pecados.
Era ali também onde muitos oravam ao Senhor!
No segundo livro de Crônicas, Deus diz que estaria atento às orações feitas naquele lugar (2 Cr 7.15).
No entanto, por mais que tenhamos em nós a Sua presença, o pedido da construção do Tabernáculo, e mais tarde do Templo, serve para compreendermos que, por mais que buscamos a Deus em nossos lares, que é de suma importância para obtermos intimidade com Deus, é necessário que tenhamos um local para aprender do Senhor.
No capítulo 29 de Êxodo por várias vezes Deus diz a Moisés que aquela oferta ou holocausto é "aroma agradável ao Senhor", é aqui que quero frisar.
Na verdade, não precisamos mais oferecer animais em sacrifícios, porém aqueles holocaustos eram uma forma de prestar culto ao Senhor e, assim como os holocaustos deveriam agradar ao Senhor, assim deve ser a nossa adoração. Tudo o que fazemos para o Senhor deve chegar ao céu como oferta agradável, em alguns momentos na Escritura é dito "como cheiro suave".
No livro de Eclesiastes no capítulo 5 há uma exortação, diz que devemos guardar nosso pé ao entrar na Casa de Deus, isto é, saber que ali é lugar de reverência.
Figueira seca até a raiz
A figueira tem aparência enganosa: coberta de folhas e não apresenta frutos.
É símbolo do Templo, quando só tem aparências.
Betel é conhecida como a Casa do Pão, mas o que fazer quando não há mais pão lá?
Muitas vezes, o lugar sagrado é transformado num movimentado mercado, prejudicando sobretudo os pobres, e convertido num instrumento de exploração do povo.
Se continuar assim, a sua esterilidade fará com que desapareça por ter se tornado inútil.
O que fazer quando o comercio profana a “a casa de oração”?
Na história bíblica, os dirigentes de Israel muitas vezes acabaram traindo a missão que receberam para manter seus privilégios e oprimiam o povo.
Neste caso, se tornaram como a imagem da figueira seca até a raiz...
Fé e caráter íntegro
A fé baseada no ser, e não no ter, é um conceito que enfatiza a importância da relação com Deus e a identidade em Cristo, em vez da acumulação de bens materiais ou de conquistas pessoais.
É uma fé que se concentra no que a pessoa é em Deus, não no que ela possui ou faz.
Diferente de uma fé que busca resultados imediatos ou recompensas, essa abordagem prioriza a intimidade com Deus, independentemente das circunstâncias.
O foco está na confiança na pessoa de Deus e em Sua fidelidade, não na garantia de que Ele realizará todos os desejos humanos.
Em vez de ser abalada por dificuldades, essa fé permanece sempre firme.
A pessoa que confia no Senhor é como os "montes de Sião", inabalável, pois sua segurança não está na ausência de problemas, mas na confiança em Deus.
O crescimento espiritual não é alcançado por esforço humano, mas pela vida de Cristo na pessoa.
O foco é em "estar em Cristo" e permitir que o Espírito Santo atue, e não em seguir uma fórmula religiosa.
Deus falou com Satanás: Viste o meu servo Jó?
A resposta divina descreve o personagem bíblico Jó, como sendo um homem sincero, reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
Deus usa essa descrição ao conversar com Satanás para enfatizar a integridade de Jó e a sua pureza de coração, mesmo diante de provações severas.
Jó é descrito como um homem íntegro e correto em suas ações e caráter.
Ele temia a Deus e honrava o seu nome, tanto em momentos de bênção quanto de perda.
A integridade de Jó era tamanha que ele se afastava deliberadamente do mal.
Deus mostra a Satanás que a fé de Jó não era baseada apenas em sua prosperidade, mas em um caráter íntegro e temente a Deus.
Assinar:
Postagens (Atom)




