Veremos as medidas adotadas pelos apóstolos
no Concílio de Jerusalém para confirmar a integração dos gentios à igreja, bem
como dispensá-los das obrigações religiosas comuns aos judeus, como a
circuncisão. Mesmo com muitas provas inequívocas dadas por Deus em relação à
conversão dos gentios, havia muitos fariseus convertidos que desejavam impor
aos gentios alguns preceitos da lei que nada mais eram do que sombras daquilo
que estava efetivamente cumprido em Cristo. Hoje aprenderemos lições importantes
para a igreja contemporânea avançar na evangelização mundial e não permitir que
a imposição de tradições religiosas ou culturais sejam empecilhos para o avanço
do Reino.
Sabemos muito bem que a circuncisão, no
contexto da antiga aliança, servia como figura ou sombra da nova e eterna
aliança no sangue de Jesus Cristo estabelecida por Deus com os Seus eleitos.
Entretanto, o início da igreja foi marcado por muitas controvérsias em relação
à continuidade e à descontinuidade de alguns princípios da antiga aliança. No
texto em análise, a circuncisão era vista por alguns fariseus convertidos como
necessária aos gentios para que estes alcançassem a salvação (Rm 8.1-2;
8.31-34; Gl 5.1-15; Fp 3.2-3; Cl 2.6-23).
Com o propósito de considerar cuidadosamente
este assunto, os apóstolos se reuniram em Jerusalém numa grande assembleia. Em
virtude das distintas opiniões acerca do assunto, na assembleia houve grande
contenda. Diante disso, Pedro tomou a palavra a fim de testificar acerca dos
notórios sinais divinos relacionados à inclusão dos gentios no Reino de Deus,
conforme a obra da soberana graça em seus corações. Pedro enfatiza a graça
divina como a única fonte de salvação tanto para judeus quanto para gentios. Se
a salvação é por graça, logo não seria necessário que os gentios “guardassem a
lei de Moisés” para que tivessem a aprovação divina, é “um jugo que nem nossos
pais nem nós podemos suportar” (Gl 3.1-14; Ef 2.8-10; Tt 2.11-14).
O apóstolo Tiago, tendo em vista os
testemunhos de Pedro, Paulo e Barnabé sobre a inquestionável operação de Deus
na salvação de muitos gentios, tomou a palavra na assembleia, trazendo por fim
um veredicto em conformidade com a sã doutrina. Tiago também fez menção da
profecia de Amós, o qual profetizou sobre o tempo em que a salvação seria
estendida a todas as nações (Am 9.11-12). Com base nas evidências da graça
entre os gentios e na promessa divina revelada através de Amós, fica claro que
os gentios não deveriam ser perturbados no tocante a circuncisão. No entanto,
Tiago estabeleceu que os gentios se abstivessem das contaminações da idolatria,
da prostituição e de comer carne com sangue. Tal proposta do apóstolo Tiago
recebeu aprovação imediata por parte dos demais apóstolos e anciãos.
Com a decisão da assembleia, coube à
liderança da igreja em Jerusalém eleger varões que seriam responsáveis por
comunicar aos gentios convertidos ao Evangelho qual deveria de ser a sua
conduta como participantes da salvação em Jesus Cristo. A rapidez e a praticidade
com que os apóstolos e anciãos trataram este assunto foi de extrema importância
para o progresso do Evangelho entre os gentios de todo o mundo e para as
gerações futuras.
Paulo, Barnabé, Judas e Silas foram eleitos
para compor a comissão responsável para levar o veredicto do concílio de
Jerusalém aos gentios situados em Antioquia, Síria e Cilícia. De posse das
recomendações dos apóstolos, a comissão trabalhou entre os gentios
confirmando-os na fé em Cristo e orientando-os adequadamente em relação às
abstenções colocadas pelos apóstolos e anciãos. A leitura da carta dos
apóstolos trouxe grande alegria aos gentios, pois lhes proporcionou segurança e
paz no desenvolvimento da piedade em Cristo Jesus.
O evangelho de Jesus Cristo é o único fundamento suficientemente
sólido e inabalável capaz de garantir a perpetuidade da igreja até a consumação
dos séculos (Mt 16.13-18). A igreja contemporânea precisa trabalhar como os
apóstolos trabalharam na preservação do Evangelho como fonte de graça e salvação
a todos os povos do mundo, então virá o fim (Mt 24.14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário