Ratifico
aqui a ideia de que ministério tem relação intima com o dom e a chamada, e, é a
constância em servir ao Eterno através do dom recebido com a ferramenta que tem
o dom ficando, através da comunhão com o Altíssimo, mais eficaz/eficiente em
sua tarefa espiritual, mostrando ou abrindo campo par uma nova discussão, agora
já no Novo testamento sobre a importância dos frutos ou como alguns estudiosos
gostam de declamar, fruto do Espírito muito bem explicado pelo apóstolo Paulo
aos Gálatas.
Inicialmente
Jeremias profetiza sobre a ingratidão do povo que Ele tinha tirado cativo do
Egito (Jr 2.6) e o Senhor diz que entraria em contenda contra eles (Jr 2.9) e
os questiona o desvio dEle “Houve alguma nação que que trocasse os seus deuses,
posto não serem deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua glória pelo que é de
nenhum proveito” (Jr 2.11) e complementa ainda, que eles estavam numa situação
como um ladrão pego em flagrante (Jr 2.26) e que no aperto Ele seria procurado
e responderia para procurarem os deuses que eles adoravam (Jr 2.27-28).
O
Juiz de toda a terra propõe ainda uma reconciliação ao seu povo fazendo a
comparação com uma mulher infiel que foi despedida de seu marido, mas o Senhor
disse que ainda a receberia, trazendo um modelo de casamento que deve ser
mantido pela misericórdia e perdão (Jr 3.1-25).
O
Espírito o constrange a lamentar tanto desvios e obstinações, como que ouvindo
a buzina tocando e a destruição chegando como correção: “Ah! Entranhas minhas,
entranhas minhas! Estou ferido no meu coração! O meu coração ruge; não me posso
calar, porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da
guerra” (Jr 4.19).
Na
aparência do povo que habitava em Jerusalém parecia que estava tudo bem.
Contudo, confiavam no templo e sua religiosidade cotidiana pensando que por
isso não aconteceria nada de mal a eles, então o profeta Jeremias na porta do
templo exorta o povo ao arrependimento e os adverte o que tinha sucedido a Siló
por causa da maldade de Israel com a arca levada para a terra dos filisteus,
ficando sem adorar ao Eterno por muitos anos e reconstituído por Davi (Jr
7.1-14).
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