segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A poesia, a Bíblia e o nosso tempo.

 






Em tempos de muita pressa no qual estamos vivendo rodeados de um número grande de pessoas e ao mesmo tempo sozinhos não é comum termos tempo para apreciar com calma e atenção as poesias que não é uma comunicação comum, e, sim algo construído com muito esforço e/ou inspiração.

Ao contrário do que muitos mal esclarecidos entendem, a Bíblia tem em sua grande parte uma linguagem poética pois muitos de seus escritos e mensagens foram transmitidas através de poemas.

Alguns classificam alguns livros da Bíblia como poéticos e nesse grupo estão Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, e Cantares. É certo, também, que,  na Palavra existem outros textos em forma de rimas/ritmos e só no Antigo Testamento, segundo alguns estudiosos cerca de 30 por cento dele se constitui de poesias.

A poesia hebraica não tem métrica nem rima de sons (ou não se sabe exatamente, provavelmente houve perdas nas traduções do hebraico para outras línguas) mas consiste de sentidos comparativos, seja contrários ou similares com o desenvolvimento de uma ideia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário