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domingo, 30 de novembro de 2025
Gotejando a doutrina
A frase "goteje a minha doutrina como chuva" vem do discurso profético de Moisés, e, é em uma citação bíblica no livro de Deuteronômio.
Nela há o ensinamento de se ensinar a Palavra de forma suave e penetrante, como a chuva e o orvalho (Dt 32.2-4).
Assim como a chuva revigora a terra, a doutrina deve nutrir e dar vida àqueles que a ouvem.
Significa que a doutrina e as palavras devem ser transmitidas de forma gentil e constante, assim como a chuva suave sobre a terra ou o orvalho sobre a relva.
O objetivo é que o ensino seja refrescante e benéfico, causando um efeito positivo e duradouro, como a chuva que faz germinar a vida.
O sábio, em Provérbios, diz que a "doçura dos lábios aumenta o ensino" ou a "doçura no falar aumenta o saber".
Isso significa que palavras gentis e agradáveis, ditas por alguém prudente, tornam o processo de ensino mais eficaz e bem-sucedido.
A forma como uma pessoa se comunica, com gentileza e doçura, facilita a absorção do que está sendo ensinado.
Em contraste, o ensino vindo de uma pessoa que fala com amargura ou tolice não será tão eficaz.
O coração sábio instrui a boca, que por sua vez promove a instrução. A "doçura dos lábios" é a manifestação externa dessa sabedoria.
Palavras agradáveis são comparadas a um favo de mel, que são doces para a alma e trazem cura (Pv 16.21 B).
Isso tudo se enquadra na frase "o sábio discernirá o tempo e o modo" especificamente do livro de Eclesiastes.
Ela significa que a pessoa sábia tem a capacidade de escolher o momento e a maneira corretos para agir em cada situação, sabendo que há um tempo e um método adequados para realizar todas as coisas.
A sabedoria envolve reconhecer o momento oportuno para realizar uma ação.
Envolve ainda discernir a maneira mais apropriada de agir.
Ao ter essa sabedoria, a pessoa evita o sofrimento desnecessário e age com precisão, resultando em resultados mais consistentes e permanentes.
A passagem de Eclesiastes explica que "há tempo para todo propósito debaixo do céu", o que reforça a ideia de que cada ação tem seu momento e sua maneira ideal (Ec 8.5-6).
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