Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
sábado, 10 de janeiro de 2026
Répteis de alma vivente
Salta aos olhos a beleza da literatura bíblica.
Ao mesmo tempo há um desperdício mental e psicológico, uma perda de tempo, um ativo escasso no dia a dia, soberba em excesso com a manipulação e imposição desregulada das linhas de pensamento.
"Répteis de alma vivente" é uma expressão bíblica magnífica, encontrada principalmente no livro de Gênesis, que se refere aos animais aquáticos e terrestres criados por Deus.
Significa que esses seres vivos, incluindo répteis, possuíam vida (alma) e se reproduziam, sendo uma forma de descrever a vida animal criada por Ele (Gn 1.20-24).
Literalmente assim está escrito: "Disse Deus: 'Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus."
"E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram, conforme as suas espécies...".
"Disse também Deus: 'Produza a terra alma vivente, conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra, conforme a sua espécie.'".
"Alma vivente" (ou "ser vivente"), na concepção bíblica, "alma" (do hebraico nephesh) é à própria vida, ao fôlego, ao ser vivo em si, especialmente em animais.
A expressão abrange os répteis aquáticos (como os grandes animais marinhos) e terrestres (como répteis e feras da terra).
A frase enfatiza a ordem divina para que a água e a terra produzissem vida abundante, em sua diversidade e capacidade de se reproduzir, sendo uma descrição poética e teológica da criação da fauna.
O apóstolo Paulo aos Colossences adverte: “Acautelai-vos: talvez haja alguém que vos leve embora como presa sua, por intermédio de filosofia e de vão engano, segundo a tradição de homens" (Cl 2.8).
Até o Mesttre dos Mestres assim se expressou sobre o cuidado com a tradção: “Invalidando assim a Palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas" (Mc 7.13).
Quando o Criador assoprou o fôlego de vida no primeiro homem ele se tornou alma vivente e não um ser que tinha alma, pois alma é vida.
A Palavra mostra em muitos casos que a alma pode comer, trabalhar, sentir fome e obedecer a leis.
Assim, a alma é a criatura inteira, não algo dentro do corpo que sobrevive à morte podendo assim responder outra questão diferentemente da filosofia grega: a alma é imortal? Não.
Já profetizou Ezequiel, a mando do Senhor, que a alma que pecasse morreria e em várias punições no antigo testamento vemos que a pena é que a alma seria cortada, isto é, a pessoa morreria.
Em outras passagens bíblicas o termo cadáver aparece como alma morta? Sim.
Vemos também que no Livro está registrado o sinônimo de vida para alma, como por exemplo a alma sair de alguém.
Tem gente misturando filosofias com a Palavra de Deus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário