No passado, os profetas anunciaram a
vinda de um libertador, um ungido que operaria a salvação e a glória do Israel
de Deus – era o Cristo, ou Messias. Esses testemunhos se cumpriram quando Deus
enviou ao mundo seu Filho Jesus. Contudo, estando ainda entre nós, o próprio
Cristo não apenas ensinou que era necessário que Ele voltasse para o Pai – o
que se cumpriu na Sua morte e ressurreição – mas que Ele viria ainda uma última
vez, com o objetivo de levar os Seus discípulos para estarem com Ele na
eternidade – é o arrebatamento da Igreja. Assim, como a vinda de Jesus e o
arrebatamento da Igreja geralmente aparecem relacionados na Bíblia, trataremos
de ambos os assuntos nesta lição.
É evidente que as Escrituras falam da
vinda de Cristo não apenas em relação à Sua manifestação em carne “para tirar
os pecados de muitos”, mas também de uma segunda vinda, “sem pecado, aos que o
esperam para salvação” (Hb 9.28). O objetivo desta última manifestação do
Senhor é o de pôr um fim neste mundo mau e inaugurar o estado eterno de
felicidade e descanso para os santos nos céus (1 Co 15.24-28; 2 Ts 1.6-10).
A primeira vinda de Cristo já manifesta
o caráter final e eterno do reino de Deus, na pregação do evangelho. Mas,
estando ainda entre os Seus discípulos, o Senhor Jesus apontava para um tempo
futuro, chamado “aquele dia” (Mt 7.22), em que o Filho do homem viria (Lc
18.8), ou se manifestaria em Sua glória (Mt 25.31). Ilustrou o aspecto futuro
deste evento através de parábolas (Mt 25.1-13, 14-30 e 31-46). Falou disto
abertamente, seja para consolar Seus discípulos (Jo 14.1-3) ou exortá-los à
vigilância (Mt 24.44).
Os discípulos de Jesus não só
conservaram para si mesmos a esperança da vinda de Cristo (2 Tm 4.7-8; Ap
22.20), mas também ensinaram a igreja a aguardar ansiosamente e a se preparar
em santificação para este único e último dia (Tt 2.11-13; Tg 5.7-8; 2 Pe 3.3-9;
1 Jo 2.28; 3.2; Jd 14-15).
Arrebatamento relaciona-se com “tomar”,
“raptar”, “levar embora”. Será o cumprimento da promessa de Cristo, de que Ele
voltaria e levaria o Seu povo para estar com Ele. Consideremos os participantes
desse glorioso evento: 1. O próprio SENHOR JESUS. Diz a Escritura que “o mesmo
Senhor descerá do céu” (1 Ts 4.16a). É o mesmo Jesus que deixou Seus discípulos
e foi recebido encima no céu (At 1.9-11; Mc 16.19), onde também espera por esse
dia (Hb 10.12-13). Cf. At 3.19-21; 1 Tm 6.14-16.
Diz a Palavra de Deus que o Senhor
Jesus virá acompanhado pelos Seus santos anjos, os quais enviará para recolher
os Seus fiéis de todos os cantos da terra (Mt 13.39, 49; 24.31).
Naquele dia, os mortos em Cristo serão
os primeiros a responder à voz do chamamento da trombeta de Deus e, num abrir e
fechar de olhos, os santos ressuscitarão incorruptíveis. O mesmo poder
transformador atuará nos crentes que estiverem vivos naquele dia. “Depois nós,
os que ficarmos vivos, seremos arrebatados”, “e nós seremos transformados” (1
Ts 4.15-17; 1 Co 15.51-52). Quase simultaneamente à ressurreição dos mortos em
Cristo, também os vivos ouvirão a voz do arcanjo e, num tempo incontável, serão
transformados e arrebatados, juntamente com os mortos ressuscitados, ao
encontro do Senhor nos ares. Será o poder do Espírito atuando sobre a matéria,
vencendo a morte e corrupção nos corpos abatidos dos fiéis (1 Co 15.53-54; Fp 3.20-21;
2 Co 5.1-5).
As Escrituras destacam o elemento
surpresa. Jesus disse que viria sobre o mundo como um “laço”, a uma hora
inesperada, como ladrão; e que por isso deveríamos estar preparados para não
sermos surpreendidos por ele (Lc 21.34-36; 1 Ts 5.1-4; Mt 24.42-44; 25.13).
Este dia e hora é desconhecido pelo homem; “nem os anjos” o sabem (Mt
24.36-37). Sabemos que será o último acontecimento da história, pois será no
“último dia”, no “fim do mundo” (Jo 6.40; 11.24; cf. 1 Co 15.23-24). O momento
preciso é citado por Paulo nas expressões: “ante a última trombeta”, “à voz do
arcanjo” (1 Co 15.52; 1 Ts 4.16; cf. Ap 14.14-15).
A vinda de Jesus e o arrebatamento da
Igreja não será um evento local, secreto, que poucos perceberão. Antes, será
simultâneo em todos os pontos da Terra, como o relâmpago que se mostra do
oriente ao ocidente (Mt 24.26-27). Todos O verão (Mt 24.30; Ap 1.7), e onde
estiver um servo do Senhor, ali ele será recolhido (Mt 13.36-39, 48-50; Mt
24.28, 31).
Diferentemente da Sua primeira vinda,
quando se manifestou em carne com grande simplicidade, padecendo desprezos e
graves humilhações, Sua próxima vinda será poderosa e gloriosa, com grande
estrondo e abalo sobre o mundo (Mt 26.63-64; 2 Pe 3.10-13; Ap 6.15-17).
Precisamos estar atentos para o fato de que não haverá segunda oportunidade (Mt
25.11); será como nos dias de Noé e de Ló – quem estava na condição de ser
salvo o foi, mas os demais pereceram (Mt 24.37-39; Lc 17.28-30). Para o justo,
será a entrada no gozo da vida eterna no reino de Deus; para o ímpio, haverá
eterna perdição (Mt 25.46).
Em vista do que as Escrituras nos
revelam, consideremos que a nossa prioridade deve ser viver na expectativa de
tão grandioso evento – a volta de Jesus. Procuremos viver – e morrer – de tal
forma que, nesse dia, ouçamos do Senhor as palavras: “Vinde, benditos”, ou
“servo bom e fiel”; e não: “Apartai-vos de mim, malditos”, ou “mau e negligente
servo”.
ASSEMBLÉIA DE DEUS
MINISTÉRIO GUARATINGUETÁ-SP
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