Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/

sábado, 22 de março de 2025
Sem, Cão ou Jafé?
“E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” Gn 9. 25 a 27
Mas, teria Deus "aceitado" aquelas palavras?
No texto acima temos três detalhes: a maldição em Cam, a benção material em Jafé e a benção em Sem.
É notório que na descendência de Cam, ou mais precisamente em Canaã, temos uma descendência reprovada por Deus, pois eram cananeus os habitantes de Sodoma e Gomorra e os povos que foram desalojados por Josué.
Os povos descendentes de Jafé foram os povos que conquistaram a Europa e a Ásia, tendo de fato uma “largueza de terras”.
A chamada de Abraão para ser uma benção espiritual responde afirmativamente a esta questão mostrando que Deus "confirmou" aquelas palavras, pois ele é da descendência de Sem. (Gn 11.27-28).
“... em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gn 12.13
A bênção de Sem era conhecer o Deus verdadeiro, “bendito o Deus de Sem...”. É nesta descendência que temos os “homens de Deus ou os homens por quem Deus falava para a humanidade” e por fim Jesus. Sem, Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Davi e depois Jesus, esta é a sequência – “... a salvação vem dos judeus” (João 4.22).
Assim, temos na Terra a distinção hierárquica de bênçãos. Primeiramente a espiritual e depois a material - sob as espirituais (habite nas tendas de Sem Vs. 27).
É um caminho melhor que se busque a "benção de Sem” ou” a bênção de Abraão" ou que até se desfrute das riquezas materiais, mas desde que seja “nas tendas de Sem”, ou seja, na “cobertura da bênção do Deus de Sem”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário