Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
domingo, 15 de fevereiro de 2026
Sendo apenas justo
O salmista diz que o caminho do justo é marcado por retidão, ele não segue, não se detém nem se assenta com aqueles que desprezam o Senhor pois não é conivente com o mal.
O caminho do justo é traçado pela Palavra de Deus, como uma árvore com folhagem exuberante que no devido tempo dá os frutos esperados.
Esse fato ocorre por causa das raízes que constantemente absorvem as águas que se encontram ao redor, a Palavra de Deus modela seu pensamento e seu comportamento sendo o prazer de sua vida (Sl 1).
A primeira vez que aparece a expressão "o justo viverá pela fé" na Bíblia é em Habacuque.
O profeta, quando, escreveu isto, estava sinalizando a necessidade do povo que confiasse no Senhor, tanto nas providências como propósito e situação de Israel.
Os israelitas estavam passando por injustiças e, o profeta reclama ao Senhor por isso (Hb 1.2-4).
A mensagem de Habacuque ensina que viver pela fé é permanecer leal, confiando nos propósitos de Deus, vivendo diferente dos padrões dos descrentes, longe da maldade, violência, ganância, libertinagem e idolatria.
É confiar e se alegrar no Deus da Salvação, mesmo que tudo desmorone.
A expressão "o justo viverá pela fé" pode significar tanto o modo como guiamos a nossa vida, como também a convicção sobre o livramento de Deus para os perigos da vida.
A Bíblia também amplia o modus vivente do justo, especificamente na epístola aos Filipenses, mostrando que ele foca a sua mente em tudo que é bom.
Acrescenta-se justo, verdadeiro, respeitável, puro, amável e de boa fama.
A justiça bíblica vai além de ações corretas, envolvendo a justificação divina e a fé.
Paulo instrui os filipenses a concentrarem suas mentes em coisas que são retas, éticas e de boa reputação (Fp 4.8).
Além de pensar, a instrução inclui colocar em prática o que foi aprendido e recebido, resultando na presença do "Deus da paz".
Biblicamente, ser justo muitas vezes significa ser declarado inocente por Deus, não apenas fazer coisas boas.
Enfim, o caminho do justo é abençoado, aquele que se apega a Deus pode ter paz e satisfação, independentemente das circunstâncias que o cercam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário