Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Entendendo o que se lê
Essa foi a preocupação de Filipe para o eunuco etíope que lia o livro do profeta Isaías, mas sem entender direito o sentido das palavras.
Transfiramos, pois para nós: entendemos o que lemos?
Esse questionamento mostra-nos a importância do ensino e da evangelização.
São dois braços que devem andar juntos para a salvação de almas e sua posterior edificação em Cristo através do ensino, mas gostaríamos de enfocar sobre qual tem sido o nosso esforço para compreendermos melhor os escritos sagrados.
Temos procurado o conhecimento de Deus através da Bíblia como se busca a prata e como a tesouros escondidos como relata o texto abaixo?
“Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus” (Pv 2.4, 5).
Somos muitas vezes covardes e acomodados com o pouco que sabemos e não buscamos crescer no conhecimento.
Usamos até mesmo versículos bíblicos (“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus...”) para continuarmos estáticos no aprendizado e não clamamos como o salmista “desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas de tua lei” (Sl 119.18).
E em outras ocasiões buscamos o conhecimento dEle no lugar errado, enquanto que o versículo 6 do capítulo 2 de Provérbios de Salomão, diz que: “da boca do Senhor é que vem o conhecimento e o entendimento” e em outro lugar das Sagradas Escrituras diz que “a lei sairá de Sião”.
A Palavra não diz que o conhecimento viria dos concílios, se bem que de lá veio alguns ensinos inspirados por Ele.
Nem de teólogos ou evangelistas, mas que viria de Deus, dEle próprio. "A unção do Santo nos ensina tudo" ou apenas alguns assuntos? Tudo.
Outra pergunta é se temos colocado à prova o que temos aprendido. Este é verdadeiramente o conselho de Deus?
Ele continua respondendo os seus servos ou não tem prazer em nos responder em relação às diversas dúvidas? O conselho do apóstolo Paulo a Timóteo é para ele “manejasse bem a Palavra da Verdade”.
Manejar bem é saber inclusive os detalhes, é estar aberto e pronto para aprender sempre...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário