Para se discutir sobre a origem do pecado, que foi nas ordens espirituais
e não no Éden como alguns colocam são usadas as passagens de Ezequiel 28 e
Isaías 14.
Entre muitas profecias sobre as nações, realizadas pelo ministério de
Ezequiel, na terra dos caldeus, temos uma palavra a respeito do rei de Tiro, lá
no capítulo 28, a partir do verso 11.
Analisando o contexto no livro do profeta Ezequiel, Deus estava
realizando um juízo no mundo daquela época e parece que dá uma paradinha e
começa a falar de outra pessoa? Sim.
Começa dizendo que ele era o aferidor da medida, cheio de sabedoria e
perfeito em formosura. E continua: "estavas no Éden, jardim de Deus;
toda a pedra preciosa era a tua cobertura...”.
No verso 14, parece esclarecer melhor, pois mostra que o texto não está se
referindo a um rei apenas, contudo a um querubim ungido para proteger, pois o
rei de Tiro nunca esteve no Éden. Alguém perfeito até que se achou iniquidade
nele, o monarca também não era perfeito. Mais sábio que Daniel?
Definitivamente não é só sobre o rei de Tiro.
Alguns estudiosos, em seus cuidados preferem não associar este texto com
a queda de Satanás? Sim. As explicações e argumentos justificam? Não.
Esta mensagem, entretanto, como explicada acima, é a mesma pregada pelo
profeta Isaías, e inspirada pelo Altíssimo no capítulo 14, falando de alguém
que dizia: “subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao
Altíssimo”, mas a sentença é imediata:”, contudo, serás levado ao inferno, ao
mais profundo do abismo”.
Como Satanás, o rei de Tiro provavelmente era
orgulhoso. Ao invés de reconhecer a soberania de Deus, que institui os reis,
ele atribuía as suas riquezas à sua própria sabedoria e força.
Não satisfeito com a sua posição extravagante,
o rei de Tiro queria mais e mais, resultando em Tiro se aproveitando de outras
nações, expandindo a sua própria riqueza à custa da opressão dos outros.
Entretanto, assim como o orgulho de Satanás
causou a sua queda e causará a sua destruição, pois já está condenado, assim
também a cidade de Tiro perderá a sua riqueza, poder e posição.
A profecia de Ezequiel, segundo alguns
estudiosos, sobre a destruição total de Tiro foi cumprida por Alexandre, o
Grande.
“Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra
coisa” e aqui neste texto (Ezequiel capítulo 28), temos ambas as coisas e cada
uma em particular e precisamos discernir o que é cada coisa, podendo ser usado
para se referir a uma situação e a outra.
Concluindo, podemos usar sim ambas as passagens
para descrever o relato bíblico sobre o primeiro pecado, ou a origem do pecado.
Pois é...
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