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terça-feira, 21 de maio de 2024
Conquistas e maus acordos com os infiéis: a entrada em Canaã
As primeiras conquistas e, também, as tribos, como a de Manassés que não conseguiram expelir os habitantes de Bete-Seã, nem a Taanaque, nem aos moradores de Dor, Ibleão, Megido (Jz1.27).
A tribo de Efraim também não conseguiu expelir os moradores de Gezer (Jz1.29), nem a tribo de Zebulom os moradores de Quitrom e Naalol (Jz1.30), nem a tribo de Aser também não expeliu os moradores de Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeca, nem de Reobe (Jz1.31). Por último, a tribo de Naftali não expeliu os moradores de Bete-Semes e Bete-Anate (Jz1.33), entre outras.
Devido a essa mistura com os povos pagãos, os israelitas se desviaram do caminho do Senhor para a idolatria e outras práticas abomináveis sendo infiéis ao seu deus que os tirara, com mão forte da escravidão na terra do Egito.
As primeiras conquistas relatadas no início do texto bíblico do Livros dos Juízes são: Jerusalém (Jz1.8), Hebrom (Jz1.10), Quiriate-Zefer ou Debir (Jz1.11-15), Zefate ou Horma (Jz1.17), Gaza/Asquelom/Ecrom (Jz1.18) e Betel (Jz1.22-25).
Porém não foi só com vitórias que o povo de Israel viveu, infelizmente, e será explanado logo após, os maus acordos ou não deveriam ter feito nenhum acordo pois a orientação divina era de exterminar a todos!
Não foram relatadas somente as conquistas. Houve de igual modo, tribos como as de Manassés que não conseguiram expelir os habitantes de Bete-Seã, nem a Taanaque, nem aos moradores de Dor, Ibleão, Megido (Jz1.27), de Efraim em Gezer (Jz1.29).
De igual modo, a tribo de Zebulom não expeliu os moradores em Quitrom e Naalol (Jz1.30); a tribo de Aser também não expeliu os moradores de Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeca, nem Reobe (Jz1.31) e, Naftali não expeliu os moradores de Bete-Semes e Bete-Anate (Jz1.33).
A Bíblia mostra que as desobediências sempre trazem consequências desastrosas para os filhos de Deus. Após uma distribuição antecipada das terras, cada tribo em Israel, deveria expelir os moradores do local e ocupar o território que lhes fora destinado. Com isso, vários tropeços apareceram para eles devido a sua mistura com o povo cananeu e adotando ações pagãs que enfureceram ao Senhor Deus de Israel.
É importante ainda destacar que a conquista da terra de Canaã se deve a um ato, antes de tudo, de justiça de Deus, pois Ele mesmo tinha prometido a Abraão: “... porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn 15.16 B) e essa observação é extensiva a todos os cristãos para se dispuserem a “conquistar” as promessas do Senhor para cada um como no caso do rei Jeoás que a mando do Senhor apenas feriu a terra três vezes e foi corrigido pelo profeta Eliseu (2 Rs 13.14-19).
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