quarta-feira, 27 de junho de 2018

Os dons espirituais.






Paulo, o apóstolo dos gentios, com preocupação de responder aos questionamentos dos irmãos de Corinto, agora, no capítulo 12 da primeira carta, doutrina a igreja acerca dos dons espirituais.

Explica que quando o homem deixa os ídolos e converte-se ao Altíssimo, o espírito dEle dá dons, capacidades da parte do Senhor para agirmos em sua obra, para aquilo que for útil ao corpo.

Deve-se sempre ser lembrado que os propósitos do Eterno é que estão priorizados na distribuição das habilidades espirituais para edificação da igreja de Cristo.

Enfim, o Espírito reparte como quer, algo da soberania dEle, para uma atuação em união, sendo todos os dons como ferramentas (partes) de um corpo, atuando sob a orientação divina, em amor.




* Este texto compreende apenas um recorte sobre um estudo sobre a primeira carta de Paulo aos Coríntios a partir do capítulo 12, com respostas aos coríntios sobre vários assuntos, começando com os dons espirituais. Acompanhe-o de forma mais completa e detalhada no link abaixo.






Respostas acerca do casamento.






No capítulo 7, em resposta acerca do casamento, o apóstolo Paulo responde que bom seria que o homem não tocasse em mulher, entretanto por causa da prostituição, cada um tenha a sua mulher.

Coloca a não obrigatoriedade do casamento, contudo, após o enlace, o marido não deve deixá-la, apenas por consentimento mútuo e para se dedicar à oração.

Cada um tem de Deus o seu dom, segundo o apóstolo e há eunucos desde o ventre, outros se tornaram. Enfim, ainda há outros que se tornam eunucos por causa do reino.

Aos casados, mando não eu e sim o Senhor, diz o apóstolo, que o marido não deixe a mulher. Se houver separação, que se reconcilie e se não der para se reconciliar, que não case novamente, pois isso é adultério e prostituição.

Traz ainda orientações quanto ao jugo desigual, já formado, para o irmão/ã não deixar o descrente, pois os filhos seriam puros (vasos limpos), que é diferente de salvação, naturalmente. Se o descrente se apartar, que se aparte, isso (separação) não deve partir do crente, nunca.




* Este texto compreende apenas um recorte sobre um estudo sobre a primeira carta de Paulo aos Coríntios a partir do capítulo 7, com respostas acerca do casamento. Acompanhe-o de forma mais completa e detalhada no link abaixo.




Problemas na igreja de Corinto.





O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios esta carta eclesiástica para tratar de dilemas que haviam surgido entre os irmãos de Corinto.

Corinto era uma grande cidade portuária localizada no sul da Grécia, em uma região chamada Acaia, muito famosa pelos seus filósofos, idolatria,  imoralidade e o interesse por toda espécie de conhecimento.

Nesta carta encontram-se detalhes sobre os primeiros convertidos e ministros que contribuíram com o crescimento da igreja e inicialmente trata de uma divisão na igreja entre grupos que se diziam de Paulo, Cefas e de Apolo, cooperadores que trabalharam na igreja local.

Enfim, outros problemas também tratados foram de um caso de incesto, litígio entre os irmãos e prostituição, trazendo disciplina e ensinamento sobre o tema.




* Este texto compreende apenas um recorte sobre um estudo sobre a primeira carta aos Coríntios. Acompanhe-o de forma mais completa no link abaixo.






segunda-feira, 18 de junho de 2018

Acabe: um rei desviado.






A disputa para ser o rei nas dez tribos do norte, devido ao cisma ocorrido após a morte de Salomão, quase sempre resolvida pela força, sem direção do Altíssimo.

Um desses monarcas foi Acabe que começa a sua história dizendo que fizera pior do que seus pais e ainda para piorar casou-se com Jezabel, mulher muito ímpia.

Nessa época os sacerdotes e profetas eram mortos pela mulher do rei, e Elias, determinou pela palavra divina que não choveria por causa do desvio do povo do Senhor.

O profeta Elias faz um desafio e demonstra quem era o Deus verdadeiro Senhor, desagradando a Jezabel, que irritada manda matá-lo naquele mesmo dia.

Samaria foi cercada por uma grande multidão e um profeta trouxe a mensagem para Acabe dizendo que Ele daria livramento para eles, mas deveriam estar preparados, pois no próximo ano os sírios voltariam a atacar, agora em planície, porém foi advertido por ter poupado a vida do rei inimigo.

Cobiçou a vinha de Nabote que não queria vender a herança do Senhor, Jezabel, entretanto, interfere na questão matando o dono da vinha e se apossando dela.




* Este texto compreende um recorte sobre um estudo sobre a vida de Acabe. Acompanhe-o de forma mais completa no link abaixo.






sábado, 16 de junho de 2018

Israel será salvo.






Deus determinou salvar um povo desde a eternidade e jurou por Si mesmo que executaria a Sua Palavra, porém, naquele momento, era difícil de entender essa mensagem, pois ao olhar a situação de desvio do povo escolhido, mas, o Senhor diz que Ele não tinha abandonado a Israel e ainda consolaria os filhos da casada.

A estéril pode alongar a sua tenda, diz o profeta, pois ainda teria muito filhos, multiplicaria à direita e esquerda, significando a multidão dos escolhidos dEle espalhados em toda a terra.


A salvação estaria aberta a todos os povos, sem dinheiro/preço e todos que viessem/buscassem ao Altíssimo teriam as suas almas saciadas com a salvação, mesmo fora daquele que não era chamado povo de Deus, apenas deveriam continuar a caminhada e esperar de forma quieta no seu Salvador, pois haverá um povo incontável como as estrelas no céu de Deus!


* Este texto compreende um recorte sobre um estudo da salvação no livro do profeta Isaías, a partir do capítulo 40. Acompanhe-o de forma mais completa no link abaixo.