sábado, 23 de julho de 2011

“O coração do sábio discernirá o tempo e o modo.”






No capítulo 11 do segundo Livro de Samuel, a Bíblia relata uma passagem muito ruim da vida de Davi. Um homem segundo o coração de Deus, em falta, e tudo foi escrito para nosso ensino. Estamos sujeitos a faltas, mas precisamos reconhecê-las e buscar o perdão de Deus.

Continuando no próximo capítulo, o profeta Natã é mandado para repreendê-lo...

Não eram aqueles profetas do tempo de Acabe, que só falavam “bem” dele, ao contrário de Micaías. As mensagens divinas de hoje tem chegado aos reis de nossa época? Temos entregado as revelações também a eles ou temos recuado? Quanto profeta "especializado" em bajular o rei naquele tempo, né? E hoje como está? Tem aumentado o número dos profetas com compromisso com a mensagem, independente de destinatário? Pois a mensagem é a mesma. Mensagem adulterada causa um mal grandioso!

A consequência de seu desvio está descrita no versículo 10 ao 12, deste capítulo 12. Já no versículo 15 a Palavra diz que o Senhor feriu a criança e ela adoeceu gravemente.

Davi busca a Deus pela criança e não come pão, nem aceita se levantar da terra. Ao sétimo dia a criança morre e os seus servos temem dizer-lhe, não sabendo qual seria sua reação.

No versículo 19, Davi entende que a criança tinha morrido e a reação dele foi muito interessante: se lavou, se ungiu, mudou de vestes, entrou na Casa de Deus, adorou, depois foi para sua casa, pediu pão e comeu.

Os seus servos não entendem e o questionam: que é isto que fizeste? Quando a criança estava viva chorava e jejuava e agora comes pão?

No livro do Eclesiastes, no capítulo 3 e versículos 1 a 4, está escrito: “há tempo determinado para todo propósito debaixo do sol, inclusive de chorar...” e no capítulo 8 e verso 5, parte b, diz: “o coração do sábio discernirá o tempo e o modo”.

Temos alcançado sabedoria de Deus para discernir o tempo de parar de chorar? Será que não está na hora de mudarmos nosso choro para vestes novas, entrar na Casa de Deus e adorar, ir para nossa casa e comer pão? Parar de remoer coisas antigas e vislumbrar o novo horizonte que Ele pode já ter preparado para nós?

Levantemos! A vida continua e ainda teremos muitas vitórias nEle!  O que nos passou deixa marcas e experiências, mas, o porvir está totalmente aberto. Não precisamos viver apenas de lembranças ruins. Ele tem planos bons para nós e eles são mais altos e sublimes!

Pare de chorar, console "Bate-Seba" e vá a busca do seu "Salomão". Mas, se quisermos continuar apenas se lamentando e juntando um monte de “se” e "será que?"... (se tivesse feito assim, se não falasse assim, será que aquilo?).

Neste momento, através destas poucas palavras, Ele pode estar dando uma nova chance para mudar a nossa história, quem sabe não é uma corda lançada para nos tirar do poço no qual encontramos?



Pois é...





4 comentários:

  1. Deus esta a procura de Davis e Bate-Sebas que erraram sim mas reconhecendo o erro se humilharam cessaram o pranto pois reconheceram quem era o Deus a quem serviam e partiram para a reconciliação e novo começo.Oro pedindo que Deus não me deixe permanecer errando quando posso e devo reconhecer meu erro arrepender e concerta-lo.Que Deus continue abençoando voces por deixar serem usados por Ele.Glorias e Aleluias.

    ResponderExcluir
  2. Deus obrigado por falar comigo nesta hora. O Senhor é Deus de ontem de hoje e não muda!

    ResponderExcluir