domingo, 29 de julho de 2018

Levítico e as leis de purificação.








Após a apresentação das ofertas aceitas pelo Senhor, já nos primeiros capítulos do livro de Levítico, do um ao oito, começa a descrição no capítulo nove do início do exercício dos sacerdotes, claro, após a expiação do pecado deles, um sacerdócio cercado de fraquezas.

Nós na atualidade, como sacerdotes de Deus, necessitamos sempre estarmos examinando a nós mesmos primeiramente, comumente ministrada nos cultos de santa ceia.

No capítulo 10 mostra um acontecimento nada agradável, ficando um alerta para todos que se chegam ao Senhor, pois Nadabe e Abiú, chamados para servir e ministrar no santuário, contudo, o fizeram de maneira imprópria e foram fulminados.


Nos capítulos 11 ao 15 é realizada uma explanação acerca de situações que deveriam a ser evitadas para não contaminar o Tabernáculo, como os animais que poderiam ser usados na alimentação, simbolizando por meio de figuras, que há alimentos espirituais que não fazem bem à nossa edificação em Deus.



* Este texto compreende apenas um recorte sobre os capítulos 9 ao 15, do livro de Levítico. Não perca no link abaixo, o estudo completo!






sábado, 28 de julho de 2018

Levítico: as ofertas que agradam ao Senhor.





Após a conclusão do santuário de Deus, mas algumas coisas precisavam ser explicadas ao povo como deviam se proceder nas atividades divinas, não só para os levitas que ministravam, principalmente os da família de Arão.

Apesar do grande rigor da lei, desde o Gênesis (primeiro livro da Bíblia) já foi manifestada a graça dEle quando um ser vivo foi morto para cobrir a vergonha (pecado) de Adão e Eva, bem como a justificação pela fé de Abraão.

Há neste livro orientação de como levar ofertas para agradar ao Senhor, sob a ótica do Altíssimo (quem recebe) que falou da tenda da congregação para Moisés repassar ao povo de Israel.


 A constituição de um novo ministério, o levítico. Sendo realizada a consagração dos sacerdotes para servirem ao Todo Poderoso, com a lavagem da água, vestimenta da túnica e os acessórios diversos, unção com azeite santo.



* Este texto compreende apenas um recorte sobre os capítulos iniciais, do 1 ao 8, do livro de Levítico. Não perca no link abaixo, o estudo completo!








domingo, 22 de julho de 2018

Efésios: o povo de Deus é um só.





Paulo estava preso em Cesaréia quando escreveu esta carta, não aparece nenhuma saudação final como é de costume nos escritos do apóstolo e transmite o transbordar de revelações divinas brotadas da vida de oração dele.

Em Éfeso tinha um culto idólatra à deusa Diana, muito conhecido no mundo da época. Nos primeiros capítulos, o apóstolo Paulo fala de como os cristãos são um só corpo por causa da morte de Cristo e também como o Espírito Santo os mantém unidos, uns com os outros.

A união do povo de Deus é exemplificada por três figuras: um corpo do qual Cristo é a cabeça, um edifício no qual Cristo é o alicerce e a figura de um casal, sendo que a igreja é a esposa e Cristo, o marido.


Segundo o apóstolo Paulo o povo de Deus é um só, apesar que exista uma vontade humana de dividi-lo, que é o conjunto: dos israelitas fiéis, os gentios convertidos e os anjos leais a Deus.



* Este texto compreende apenas um recorte sobre a epístola aos efésios, a partir do capítulo 4. Não perca no link abaixo, o estudo completo!





sábado, 21 de julho de 2018

Tito e a organização da igreja em Creta.






Uma epístola muito semelhante à primeira Carta de Paulo a Timóteo com preceitos e normas para a igreja, instruindo a instituição de presbíteros, advertir contra os falsos mestres que após a fundação da casa de Deus ensinavam doutrinas estranhas à Palavra.

A organização da igreja em Creta era a tarefa do pastor Tito, filho na fé do apóstolo dos gentios. Quanto aos escolhidos deveriam ter em si desenvolvidas várias particularidades, intrínsecas aos obreiros do Senhor. 


Esta texto escrito ao jovem pastor ensina também como tratar cada grupo social dentro da comunidade: os idosos devem aconselhar os mais jovens e estes deveriam ser moderados, como o próprio Tito que era jovem, entretanto devido a sua posição no corpo, deveria ser modelo em tudo, dando exemplo aos fiéis.



* Este texto compreende apenas um recorte sobre a epístola a Tito. Não perca no link abaixo, o estudo completo!


quinta-feira, 12 de julho de 2018

Salmos penitenciais.





Os salmos penitenciais se caracterizam por haver reconhecimento e confissão de pecados, a dor do pecador arrependido e sua busca de perdão e renovação da comunhão com Deus, a felicidade do homem perdoado e a exortação ao arrependimento tendo em vista a bondade e misericórdia de Deus para perdoar.

Os Salmos 32, 38, 51 e 130 são exemplos de salmos penitenciais. Os que temem ao Senhor não ficam em paz, nem culpam aos outros pelas suas falhas.

Os servos de Deus quando erram, reconhecem e querem a todo custo buscar ao Altíssimo a procura de perdão e reconciliação.


O Criador não se agrada de rituais pois eram figuras da realidade e sim Ele tem prazer em um coração quebrantado e contrito.


* Este texto compreende apenas um recorte sobre os  salmos penitenciais. Não perca no link abaixo, o estudo completo.






sábado, 7 de julho de 2018

Salmos messiânicos.








Os salmos messiânicos ou régios tratam de forma profética da vinda do Messias ou em outros casos usam tipos de Cristo, o verdadeiro rei, como Davi e Salomão.

Um exemplo destes salmos messiânicos é o salmo 2, mostrando a insubmissão dos reis da terra, negando assim a própria designação deles feita pelo Criador.

O rei dos reis se rirá e zombará deles, pois Ele é quem constitui as autoridades, que saiu vitorioso e para vencer, um dos desígnios do Senhor.

Outro exemplo é o salmo 8, falando de Cristo Jesus, sua entrada em Jerusalém e o louvor dos mais simples do povo e crianças: hosanas nas alturas.

Salmo 16, que fala de Jesus que confiou totalmente no Pai e não experimentaria a corrupção (sepultura), predizendo a sua ressurreição ao terceiro dia, tema da pregação do apóstolo Pedro, descrita no livro de Atos.

Enfim, neste recorte, o Salmo 22 discorre sobre a crucificação do Messias, escrito séculos antes de Jesus vir, os detalhes espirituais (fortes touros de Basã) daquele marcante momento, sua sede, seu lado transpassado, entre outros.




* Este texto compreende apenas um recorte dos Salmos Messiânicos, citando-se alguns deles. Não perca no link abaixo, o estudo mais detalhado!








Salmos.








O livro de louvores foi compilado, em sua maior parte pelo rei Davi, cerca de setenta e três salmos. Ele também organizou a liturgia no templo com um coral de aproximadamente quatro mil vozes, sendo o mais antigo o salmo 90, feito por Moisés.

A música tinha um papel importante no culto a Deus em Israel, predominando sempre o louvor e a adoração ao Senhor, tendo sempre uma presença de esperança na justiça divina.

Há três temas principais: encontro pessoal com Deus, a importância da ordem natural das coisas (o encantamento da criação) e o conhecimento de uma poderosa salvação.


Os instrumentos utilizados e citados nas Escrituras foram os de corda (harpa, lira, saltério) de sopro (flauta, gaita, órgão e trombeta) e de percussão (adufe, címbalo, cítara, pandeiro, tambor, tamboril e tamborim).








* Este texto compreende apenas um pequeno  recorte introdutório sobre o livro dos Salmos. Não perca no link abaixo, o estudo mais detalhado!






domingo, 1 de julho de 2018

Joabe: um guerreiro sem misericórdia.







Joabe que significa “Deus é pai”, foi um chefe do exército de Israel, guerreiro muito valente e sempre presente nas guerras do povo do Eterno.

No livro das Crônicas de Israel, quando Davi assume o trono, o rei recentemente empossado teve uma resistência dos jebuseus e Joabe resolveu o problema, se tornando chefe do exército.

No segundo livro do profeta Samuel, é descrito que ele tinha outros irmãos: Asael e Abisai, também inseridos entre os guerreiros de Davi.

Houve uma disputa entre Joabe e Abner, uma luta entre irmãos. Abner se encontra com Asael, pedindo-lhe que se afastasse dele, por ser irmão de Joabe, entretanto não é ouvido. Ele mata o irmão de Joabe, que não perdoa e guarda em seu coração este fato.

Em continuação, quando Abner foi fazer paz com Davi, Joabe não gosta, mata-lhe em uma emboscada, faltando misericórdia e se seu nome significava “Deus é pai”, ele certamente não foi um bom filho!


* Este texto compreende apenas um pequeno  recorte sobre um estudo mais detalhado sobre a vida de Joabe. Não perca no link abaixo.