quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Zaqueu: uma vida mudada.







O Evangelho de Jesus Cristo se caracteriza por mudanças de vida como no caso do pequeno homem cobrador de impostos que restituiu quatro vezes mais o cobrado injustamente e doou parte de sua riqueza aos pobres.

Para uma mulher que estava sendo julgada e certamente seria apedrejada, Ele não a rejeita, apenas diz: “[...] Nem eu te condeno, vai-te, e não peques mais”.

É certo que a doutrina das Boas Novas aponta um caminho e assim acaba desabonando outras atitudes, porém o prazer dEle é que o ímpio mude de vida e seja sarado espiritualmente: “aquele que mentia não mente mais, aquele que furtava, não furte mais [...]”

A essência da pregação cristã é que o Espírito Santo convence o homem do seu desvio e o ajuda a trilhar caminhos melhores que ele sozinho não conseguiria!



segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Quem está fazendo a sopa?







Após o Senhor devolver a vida do filho da sunamita, o discípulo de Elias volta para Gilgal onde existia uma escola de profetas e a Palavra diz que havia fome naquela localidade.

Um vidente não designado, com aparente boa vontade e sem conhecimento das ervas foi ao campo colher folhas para o apresto da alimentação.

Há nesse acontecimento várias reflexões. Uma delas é, para uma atividade tão importante como a nutrição dos filhos de Deus, não é conveniente a utilização de inexperientes.

Outra ponderação evidente é que, boa vontade/disponibilidade na obra dEle não é tudo, faz-se necessário ter também maturidade/capacidade/preparo para uma melhor primazia.


domingo, 27 de janeiro de 2019

Malaquias: uma mensagem bem atual.




Malaquias profetiza contra a não compreensão do amor dEle para com o seu povo, fazendo comparações entre Esaú e Jacó. Reclama de que não tem sido honrado, pois os sacerdotes ofereciam qualquer coisa sobre o altar.

Ainda questiona infidelidade deles com as suas mulheres e realça que Ele repudia o divórcio. Reafirma a chegada do Anjo do Concerto que faria justiça e cobra quanto aos dízimos roubados, explicando que por isso a situação deles era de maldição.

Repreende as palavras do povo que dizia que era inútil servir ao Senhor, pois muitas vezes parecia que os soberbos escapavam e anuncia a chegada do profeta Elias antes do Dia do Senhor.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

E quando não há pão em Betel?






No período de ascendência do neoliberalismo tem aumentado a desigualdade no mundo e consequentemente o número de famintos tem expandido grandemente em todo o planeta.

Há, ainda, outra fome sobre a face da terra, como o profeta Amós, no capítulo 8 e verso 11, profetizou: “Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR”.

Para resolver o problema daquela fome é necessário medidas de políticas públicas inclusivas e formas de redistribuição de renda para oferecer oportunidades às populações menos favorecidas, a grande maioria global.

Para a outra é indispensável que os discípulos do Mestre se despertem e busquem inicialmente na Fonte para nutri-los espiritualmente e depois possam abastecer as multidões. Sermões emotivos ou racionais, sessões de autoajuda e até movimentos acrobáticos nos cultos (levanta a mão, sobe e desce), shows diversos, chamam a atenção mas não nutre o povo!

Na Palavra temos situações de falta de víveres como no caso de Jacó indo para o Egito, Noemi que viajou para Moabe à busca de pão, como também em tempos de guerra/cerco. Betel é conhecida como a Casa do Pão, mas o que fazer quando não há mais pão lá?  



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Jacó: um homem bom.






Pela biografia de Jacó podemos verificar que em todo o tempo ele teve uma direção divina e o Senhor esteve sempre ratificando as suas ações. 

Seu irmão Esaú, contudo, era profano e trouxe muitas más consequências de suas desastrosas decisões para ele e para a sua família, desde a estupidez de vender a primogenitura quanto o casamento com mulheres estranhas.

Orientado por Rebeca, que teve uma revelação divina antes de seu nascimento e não queria que seu esposo errasse, Jacó recebe o benefício da primogenitura, mas após a bênção, ele vira alvo da ira de seu irmão, e aconselhado por Rebeca e Isaque, bem como confirmado pelo Eterno, foge para a terra de seus parentes, apenas com uma bengala.

Jacó tem muitas experiências nessa jornada longe de seus pais e quando o Senhor o manda retornar para sua terra, está com uma grande família, bens e muita comunhão com o Altíssimo!



terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Obediência.






Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo pois o Mestre assim se expressou a Nicodemos: o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito e para isso, o cristão obediente deve saber ouvir, acatar, seguir e executar a voz do Altíssimo.

Não deve, entretanto, esperar que aqueles que não são do Senhor, entendam o que o Espírito revela, pois a carne não pode perceber as coisas de Deus, pois elas são discernidas espiritualmente.

Muitas vezes ao ouvi-la e cumprir suas determinações, algumas delas ilógicas e contra os nossos interesses imediatos, podem surgir muitos impedimentos/dúvidas/contratempos, contudo, o cristão não deve se esquecer que a força da obediência/companhia dEle são sempre  mais fortes e a vitória em Cristo logo chegará!