terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Indomável

A Bíblia tem orientação para tudo. Ela explica como agir com pessoas cruéis, impiedosas, malvadas, ruins, corruptas, traiçoeiras, pérfidas, depravadas, desleais. De igual modo ensina como proceder em casos de desumanidade, vilezas, imoralidade, infidelidade. O Espírito Santo assim diz para você: seja inflexível, incontrolável, e como no título, indomável. Bem, o Espírito sabe tudo!

Sinceridade

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Verdade

A atitude dissimulada de Pedro diante da chegada dos cristãos convertidos do judaísmo influenciou outros cristãos de origem judaica, levando até mesmo Barnabé a se deixar levar. Isso contribuiu ao afastamento dos judeus convertidos a se afastar dos cristãos convertidos entre os gentios. O comportamento de Pedro tinha o potencial de influenciar negativamente a compreensão do evangelho de Cristo, especialmente por ele ser uma das colunas da igreja primitiva. Diante disso, Paulo não hesitou em resistir (ou repreender) Pedro abertamente, na presença de todos. Esse episódio demonstra a firmeza de Paulo em defender a pureza e a integridade da mensagem evangélica, sem permitir que influências ou comportamentos inadequados distorcessem sua propagação entre os cristãos.

Dissimulação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Limite

Promessa

Arrependimento

Contenda

A frase "os seus dias serão cento e vinte anos" é uma passagem bíblica, especificamente de Gênesis 6:3, que indica que Deus decidiu limitar a vida dos humanos a 120 anos devido à sua maldade e afastamento de Deus. Isso foi uma limitação da longevidade humana em relação ao período antes do dilúvio devido ao desvio. Mostra que Deus decidiu limitar a vida dos humanos a 120 anos devido à sua maldade e afastamento do Criador.

As duas árvores

A árvore da vida estava no meio do Jardim do Éden: "... a árvore da vida no meio..." (Gn 2.9). Tinha duas árvores e uma é destacada como uma localização: no meio. E a outra: não fala nada... A Bíblia fala que quando Adão e Eva pecaram por comer do Fruto do Conhecimento do Bem e do Mal, Deus os expulsou do Jardim do Éden para impedir que comessem também o fruto da Árvore da Vida (Gn 3). Em Apocalipse Deus diz que: ‘Ao vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus’” (Ap 2.7). A árvore da vida representa a vida em seu sentido mais pleno, em sua potencia mais elevada: a vida eterna! Tendo acesso a essa árvore, o homem tinha a possibilidade de viver para sempre, tanto é que ela se encontra no meio da praça da cidade, da nova Jerusalém (Ap 22). A vida eterna está disponível para quem obedecer!

No meio do jardim para o meio da praça

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e o mal.” (Gn 2:9) “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos” (Ap 22.1,2).

Não há meio termo

No primeiro dia da criação, Deus fez a separação entre a luz e as trevas. Algo que o cristão deve continuar fazendo por todos os dias. Por quê? Por que não há meio termo entre luz e trevas. Ao acender a luz as trevas automaticamente vão embora. A luz, criada por Deus, é descrita como algo bom e puro, enquanto as trevas são apresentadas como algo que precisa ser separado. Essa separação não é acidental; ela reflete a santidade e o caráter de Deus, que é totalmente luz e não tem comunhão com as trevas. Conforme está escrito em 1 João 1:5: “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” (1 João 1:5, ARC). Esse padrão, estabelecido desde a fundação do mundo, é um chamado para que vivamos em harmonia com a luz divina. A separação entre luz e trevas na criação não é apenas um ato físico, mas também uma lição espiritual que nos direciona a viver como verdadeiros seguidores de Cristo, brilhando como luz no mundo. Além disso, andar na luz implica em ser um reflexo da luz de Deus neste mundo. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt 5.14). Por fim, é importante lembrar que andar na luz não significa perfeição imediata, mas sim um compromisso contínuo de viver em retidão e sinceridade diante de Deus.

Luz

Todos tem sonhos e projetos. Desejamos que os sonhos e projetos dEle para nós se coincidam com os nossos, pois sabemos que os planos de Deus são infalíveis e perfeitos. E quando nos fixamos no termo “haja luz” e trazemos essa verdade para nossa vida e com isso nos conscientizamos que precisamos dia após dia escutar a voz de Deus, que nos envia o maná diário, assim como fazia com aquele povo no deserto. Meu querido, minha querida, tome a decisão de ser luz e não trevas, porque Deus diz “Haja Luz”, mas cabe a você acionar o interruptor para que isso aconteça contigo! Viva a Palavra de Deus, faça a diferença onde quer que andares, seja sal neste mundo, deixa a Luz de Jesus brilhar na tua vida! Deus afirma pra você nesse momento: “Haja luz“!

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Domésticos

Liberdade

Fermento

Pobres

Desamparo

Verdade

Falsidade

Consulta

O que recebi...

Graça de Cristo

Fome

Profeta

kd ela?

Isso sim

Ritualismo

Dia do Senhor

Justiça

Hum...

Toda...

Abrindo portas...

Cuidado...

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Profissões

Ministério cristão

O ministério cristão, em termos gerais, refere-se à ação de servir, tanto a Deus como ao próximo, através do cumprimento dos ensinamentos de Jesus e da vivência da fé. Um resumo segundo a Bíblia do que é viver a fé: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa, “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra”. E vocês, pais, não provoquem os seus filhos à ira, mas tratem de criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Quanto a vocês, servos, obedeçam a seus senhores aqui na terra com temor e tremor, com sinceridade de coração, como a Cristo, não servindo apenas quando estão sendo vigiados, somente para agradar pessoas, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam de boa vontade, como se estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas, sabendo que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, seja servo, seja livre. E vocês, senhores, façam o mesmo com os servos, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como de vocês, está nos céus, e que ele não trata as pessoas com parcialidade.” O apóstolo Paulo continua, agora sobre a importância de um testemunho coerente em casa em 1 Timóteo 3:4-5, onde ele afirma que um líder deve “governar bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?).” E por fim, “Sujeitem-se uns aos outros no temor de Cristo. Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido. Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela.”