sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

A ciência e a Bíblia caminham juntos de mãos dadas

Há no meio cristão uma resistência preconceituosa aos estudos científicos e como consequência um desencorajamento quanto ao ingresso e o prosseguimento na carreira acadêmica. É certo que alguns jovens entram na faculdade e deixam de frequentar a sua comunidade religiosa buscando novas filosofias de vida, culturas e modos de pensar apresentados a ele na universidade. É certo também que muitos jovens não estão alicerçados nos mandamentos de Deus e sim em tradições religiosas o que justifica a sua saída da comunhão de sua religiosidade. Contudo, a ciência e a Bíblia caminham juntos de mãos dadas!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Manejar bem a Palavra é necessário

No livro dos Atos dos Apóstolos (At 6:4), há uma expressão muito conhecida dos apóstolos de Cristo ao elegerem os diáconos. Eles estavam muito atarefados com coisas diversas, importantes mas não tão quañto a sua chamada principal e assim poderem se dedicar à Palavra e a Oração: " ...mas nós perseveraremos na palavra e na oração". Isso mostra certamente as credenciais do Ministro e Paulo diz que tem que saber manejar bem a Palavra, uma referência clara à "espada do Espírito" (Ef 6): "...maneja bem a Palavra da verdade..." que significa ensinar corretamente a Palavra de Deus (2 Tm 2.15).

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Os ímpios serão esquecidos

O Salmo 12 o servo de Deus clama ao Senhor para que o livre dos ímpios que oprimem aos pobres e necessitados. Deus não se esquece e no tempo certo Ele manifestará o seu juízo àqueles que O buscam. Contudo, os ímpios serão lançados no inferno e esquecidos!

Os ímpios acham que nunca serão abalados

Os ímpios em sua arrogância acham que nunca serão abalados, entretanto, a benignidade do Altíssimo é extensiva. Eles dizem: "Eu sou inabalável! Jamais cairei na desgraça." Entretanto, quando encerra o tempo do Altíssimo virá o juízo em momento inesperado pelos infratores das leis divinas.

O escape do justo vem de Deus

O Salmo 9 mostra um servo alegre por um livramento divino que teve ficando livre de seus inimigos. Após o julgamento do Senhor, que é o juiz que atende a todos com retidão, o salmista foi justificado. O Eterno é um alto refúgio para o oprimido em tempo de angústias e Deus julga a todos os povos com retidão!

domingo, 23 de fevereiro de 2025

A rejeição de Israel

A rejeição de Israel fazia parte dos planos divinos antes da fundação deste mundo pois o gentios estavam cotados também para a salvação. O apóstolo Pedro foi encaminhado pelo Espírito à casa de Cornélio, centurião romano, para cumprir o propósito de Deus e pregou o evangelho aos gentios.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Nascido do Espírito

Escutando o Espírito

Ninguém pode proibir o vento do Espírito

O vento sopra aonde quer

O vento sopra contra a nossa vontade

O Verbo é Deus

O nascimento do Verbo, segundo o evangelista João, é muito anterior ao do nosso calendário, até antes que o mundo existisse, pois a Palavra assim diz: ... no princípio era o Verbo...". Sua vinda foi predita pelos profetas e celebrada por Isabel quando ainda tinha poucos dias de vida, durante o encontro com sua prima Maria: “Bendito o fruto do teu ventre...”. É importante lembrar que o seu primo, João Batista, com apenas seis meses de gestação, reconheceu-o e saltou no ventre. “O sacerdote Zacarias, após o nascimento do seu filho, “o Elias”, predito pelo profeta Malaquias, disse: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo”“. Uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Ele, disse:” Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!”. Descritas estão várias palavras contudentes e irrepriensíveis acerca do Cordeiro de Deus. Então, se o Verbo é Deus, a melhor maneira de conhecê-lo é, sem dúvida alguma, através da comunhão e relacionamento com a Palavra!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Um reino de paz, de acolhimento e força.

No capítulo 11 do livro do profeta Isaías, está escrito que Jesus viria da família de Davi (Sem) e descreve várias características dEle, como: sabedoria, inteligência, conselheiro, fortaleza, conhecimento e temor. O Cristo não julgaria segundo a vista dos olhos, nem repreenderia segundo o ouvir dos seus ouvidos, seria chamado de Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Príncipe da Paz (Is 6). A partir do verso seis, umas figuras que demonstra o quanto de maravilha haveria em seu reino que é de paz, de acolhimento, força. Há um grande senso de justiça porque aparece de forma bem contrastada a figura de um lobo e cordeiro, leopardo e cabrito, bezerro, filho do leão e a nédia ovelha vivendo juntos. A vaca e a ursa pastando juntas e o leão comendo palha com o boi, isso já é demais, não? Bem, ainda pode “piorar”, pois um menino pequeno os guiaria, (“...aquele que não se fizer como uma criança, de maneira alguma herdará o reino dos céus...”). Repetindo a frase entre parêntesis para fins assimilação e de destacar a importante frase de Jesus que disse literalmente que aquele que não se fizer como um menino não pode ver o seu reino! A Terra seria transformada? Não. O apóstolo Pedro disse que ela está reservada para o fogo. Deus a fez para o homem e tem algo melhor para nós? Claro. Outro questionamento repetitivo e errôneo de alguns estudiosos é interpretar este texto de forma literal, mas a Bíblia está falando de animais? Certamente que não. A Palavra destaca pessoas com índoles selvagens que serão transformadas pelo poder do Evangelho, pois “... o sangue de Jesus tem poder...” Então Igreja é sim lugar de “ex”, ex-urso, leão, áspide, leopardo – agora nascidos de novo, vivem sob a dependência do Espírito e acumulando frutos dignos de arrependimento. Todos que o aceitam como rei de sua vida, reinam juntamente com Ele, um reino eterno que jamais passará! Será que realmente já fazemos parte deste reino?

Os descendentes de Sem

No livro do Gênesis, no capítulo 9, verso 26, dentre os descendentes de Noé, há um destaque quanto aos filhos de Sem: "Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo". A chamada de Abraão para ser uma "benção espiritual" mostra que Deus "confirmou" aquelas palavras de Noé.(Gn 11.27-28) ou ainda: “... em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.13) A bênção de Sem era conhecer o Deus verdadeiro, “bendito o Deus de Sem...”e pode ser verificado no texto sagrado que é nesta descendência que estão os “homens de Deus ou os homens por quem Deus falava para a humanidade” e por fim até mesmo Jesus, o Cristo. Sem, Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Davi e depois Jesus, esta é a sequência – “... a salvação vem dos judeus” (João 4.22). Há na Terra a diferenciação e até mesmo uma hierarquia de bênçãos, primeiramente a espiritual e depois a material - sob as espirituais (habite nas tendas de Sem Vs. 27).

A chamada de Jesus é perfeita

A chamada de Jesus como o sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, realizada pelo próprio Criador e de consequências eternas. O rei de Salém que abençoou a Abraão em sua volta de uma grande guerra e recebe o dízimo de tudo que possuía, por interpretação rei de paz e justiça. Essa nova ordem sacerdotal, também seria rei de justiça, rei e sacerdote, juntos. É a figura do que havia de ser realizado pelo Altíssimo, que ninguém sabe quando começou a existir e não tem fim de dias, um sacerdote eterno, mostrando que se o sacerdócio levítico tivesse a perfeição, não necessitaria de outro totalmente novo, com leis novas, a lei da fé, pois a lei de Moisés não aperfeiçoou a ninguém e ela foi anulada, com Jesus como fiador de uma nova aliança, que já existia antes mesmo do outros sacerdotes instituídos no deserto, de forma provisória, figura daquele que havia de vir. Assim, o sacerdócio de Jesus, ministro do santuário nos céus, sentado a direita de Deus, para sempre, um novo sacerdócio firmado em melhores promessas, que não pode ser quebrado, sendo colocadas as leis no coração e mente, diferente das escritas em tábuas e pedras, seres inertes.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Ensinar a Palavra é ministério

Julgando profetas e profecias

Tomando cuidado com a experiência

Crises de identidade

Esforçando no Senhor

O mundo globalizado e cada vez mais desigual e indiferente ao próximo, acrescentando os avanços da ciência preditos pelo profeta Daniel, vive em grande intensidade e velocidade com conexões inimagináveis há pouco tempo atrás. Na modernidade aumentou a concentração de riquezas nas mãos de pouquíssemos e o interesse básico da maioria não é atendido. Há ainda inúmeras facilidades de acessos a informação devido a internet com seus sites dispondo de conhecimento que podem diminuir as dificuldades nas áreas acadêmicas, pesquisa e no dia a dia. Mas a Palavra nos recomenda que nos esforcemos no Senhor diante de nossa tarefa de sermos discípulos de Cristo. No Salmo 89 o Senhor diz que socorreu alguém esforçado. É certo que o esforço diário para cumprir nossas obrigações não passa despercebido diante do Altíssimo, como também um motivo de Sua aprovação. A vontade dEle não deve ser desprezada e se combinarmos a nossa inquietação com sabedoria divina, seremos indubitavelmente mais esforçados e produtivos.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

A nação pecaminosa

Nada novo debaixo do céu

Os primeiros ensinamentos da Palavra neste país veio através do latim e uma comunidade religiosa tinha em uma de suas máximas a ideia de que o povo não tinha a interpretação correta da Bíblia. É certo que do latim eles não entendiam nada! Em suma, a Palavra era para um grupo seleto de intelectuais que entendiam primeiramente o latim, sendo uma forma de domínio e manipulação. Infelizmente, isso ainda acontece em nossos dias. Uma "preocupação" exacerbada em não ensinar algo ao povo que o possa libertar das instituições que, em muitos casos, o amarram, pois como disse o profeta Ezequiel, os donos do monopólio religioso querem tirar "a lã das ovelhas", como se o acessoa ao céu não dependesse do sacrifício de Cristo e sim deles. Como disse Jesus aos donos do poder religiosos em sua época que não andavam pelo Caminho e barravam as pessoas de passarem pela Porta...nada novo!

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Paz e segurança

O apóstolo Paulo, em sua segunda epístola, capítulo terceiro, orienta seu filho na fé a permanecer naquilo que tinha aprendido, sabendo que era uma Palavra que nunca mudaria e adverte que nos últimos dias, nos quais já estamos, teremos dias difíceis devido o desvio da humanidade do Criador. Nestes últimos dias os homens amam mais os deleites e a si mesmos do que a Deus, preferem adorar Mamom do que servir ao Eterno, tornando-se profanos, perdendo até o afeto natural. Muitas guerras e rumores de guerra também caracteriza este tempo, mas ainda não é o fim, pois ele será quando disserem que há paz e segurança!

domingo, 2 de fevereiro de 2025

Moldando ou sendo moldado?

Na Bíblia há várias recomendações se ter o máximo de cuidado ao explanar um texto, pois em sua explicação não devemos retirar algo que nos desagrada ou nos atinge, e de igual modo, não acrescentar algo por algum interesse. É determinável sempre deixar a própria Palavra se explicar, sendo essa a maior instrução hermenêutica existente, que todos concordam até alí na esquina: a própria Bíblia deve ser a responsável por trazer a luz. A Palavra explica e deve sempre explicar a Bíblia pois a sua mensagem é completa e deve ser completada por ela apenas: simples assim, não havendo espaço para entendimentos particulares, pois um pouco de fermento, certamente levedará toda a massa. A partir isso, deve-se embasar a doutrina pregada e/ou defendida com toda a Doutrina, para não incorrer em interpretações distorcidas ou precipitadas, desagradando a Deus, induzindo pessoas ao erro e até mesmo incorrer em desvios, ou cair na sedução de agradar aos homens, desagradando a Deus. Enfim, é nosso dever defender e cumprir os ensinamentos do texto sagrado, pois essas é a essência do cristianismo verdadeiro e não fazer adaptações, ajustes interesseiros ou concessões que a Palavra não dá, pois com a ajuda do Espírito é que devemos ser moldados por Ela e não o contrário.