segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Introdução da carta aos Hebreus.





O apóstolo Paulo, suposto escritor da carta aos Hebreus, provavelmente antes no ano 70 d.C. devido à destruição do templo em Jerusalém, por causa da profundidade do texto e a excelente habilidade no Velho Testamento e outras características mais, como à referência ao seu filho na fé, Timóteo e uma saudação dos de Roma.

A carta aos Hebreus nos exortação à perfeição, maturidade espiritual e com uma dualidade entre a lei, que é figura, com a realidade das coisas referentes ao reino do Senhor de forma bem contextualizada.

A superioridade de Cristo é destacada de forma direta, como um tratado, nas suas primeiras letras, reforçando que Deus fala agora através de seu Filho, apesar de ter se revelado de outras variadas maneiras, sustentando a tese da excelência dEle, o resplendor da graça divina, citando “quem vê a mim, vê o Pai”, “todas as coisas subsistem por Ele”, “não há perdão de pecados sem Ele”.

Jesus Cristo é superior aos anjos “ao nome de Jesus todo joelho se dobra”, porque nEle habitava toda a divindade e as palavras do Eterno, este é meu Filho amado e todos os anjos de Deus o adorem, pois eles são importantes ministros que trabalham por aqueles que hão de herdar a salvação, contudo, menor do que Cristo. Moisés também como dirigente do povo no deserto foi fiel, mas Jesus conduz o povo que é dEle e o outro apenas um servo, uma figura do profeta que viria. Josué, outra figura do Messias, é colocado inferior ao Senhor, pois ele não deu descanso ao povo hebreu e recomenda que entremos no repouso do Altíssimo, isto é, sermos obedientes.


Concluindo os primeiros cinco capítulos desta carta, a superioridade do sacerdócio de Jesus é notória nos escritos dela devido a sua chamada, apresentando o Senhor como o sumo sacerdote que em tudo foi tentado, entretanto, sem pecar, intercede por nós nas coisas concernentes à Deus.

* Esse texto é apenas um pequeno recorte de uma mensagem mais ampla sobre a Epístola aos Hebreus. Segue abaixo o link para acesso ao vídeo que contém o estudo completo sobre o tema. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário