quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O fiel é recompensado.




O fundamento da fidelidade é indispensável, mas, segundo o salmista Davi, “são poucos os fiéis entre os filhos dos homens” (Sl 12.1B). Se, a princípio, na vida cristã, isso pode parecer simples, entretanto, não é bem assim, em razão de que certamente aparecerão entraves a esse belo propósito. No decorrer dos dias e avanços das provações é capaz de se tornar insuportável.

Daniel era de família nobre em Judá e também da descendência de Davi, sendo enviado para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor durante o reinado de Jeoaquim (Dn 1.1 e 2). Foi levado para viver no palácio do rei e lá permanece durante vários reinados subsequentes.

No livro que leva o seu nome, o profeta relata a sua história entrelaçada com o juízo divino sobre o povo de Israel, mais precisamente, Judá. Seu intuito maior na Babilônia, segundo ele mesmo descreve, era permanecer fiel ao Senhor (Dn 1.8), mesmo envolvido no reino e em suas atividades na administração do governo mundial da época ele assim permaneceu até os seus últimos dias.

Deus lhe deu entendimento em toda visão e sonhos (Dn 1.17B) e isso foi muito útil para ajuda ao rei com diversas interpretações divinas e depois também do rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, com bons conselhos, apesar que este não foi bem sucedido em sua gestão interrompida pela invasão de outro reino, já revelado ao profeta.

Daniel deixou também relatado em seu livro, um vasto material escatológico, devendo ser estudado em conjunto com o livro de Apocalipse e outros para ser ter um entendimento mais amplo e genuinamente bíblico, isto é, uma interpretação correta.

Um ponto básico na fé é o ser achado fiel ao/pelo Senhor. A doutrina de Cristo recomenda/exige dos seus seguidores a sinceridade ao servi-lo, pois Ele sonda as intenções/interesses do coração e deles é ordenado que militem legitimamente (2 Tm 2.4-5). É necessário sempre buscar ajuda do Altíssimo, pois Ele certamente socorrerá e recompensará aqueles que lealmente o buscarem.




2 comentários: