domingo, 2 de agosto de 2020

A verdadeira sabedoria.





O rei Davi agradecido ao Senhor pelo livramento de seus inimigos e declara que Ele trata o benigno com benignidade, com sinceridade o sincero, com pureza o puro, mas com o perverso Ele se mostra indomável (bravo).

O sábio Salomão diz que tratar com pessoas ignorantes necessita discernimento, não é fácil e para ele, o homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso. Orienta que há dois caminhos, se responder segundo a loucura do ignorante não seremos sábios a nossos olhos e também é bom não responder segundo a sua estultícia para não sermos igual a ele.

O apóstolo Paulo a Timóteo em sua primeira epístola instrui o jovem obreiro como deve andar na igreja quanto ao trato de todos os grupos que existem na comunidade local de cada região.

O líder da igreja em Jerusalém, o apóstolo Tiago talvez seja, com a graça de Deus, a referência na bíblia de ensino sobre como deve ser o trato do cristão e no capítulo 3 ele fala sobre a verdadeira sabedoria no trato que entre outras coisas são “pacíficas, moderadas e tratáveis”.

Pois é...

Um comentário: