quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

DEle é o dia...

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Unção de restituição

A "unção de restituição" na Bíblia não é um termo explícito, mas um conceito ligado à restauração que Deus providencia através da unção, que significa o poder do Espírito Santo. Há exemplos na Palavra de recuperação de perdas, liberação de cativos e restauração em dobro é abordada (Sl 10.27, Is 10.27, Zc 9.11-12 e Jó 42.10). Na pssagm de Isaías a unção é descrita como a força que quebrará o jugo e removerá a carga do pescoço das pessoas. Já em Zacarias há uma promessa de que os presos de esperança serão retirados do cativeiro e recebem restituição em dobro. No livro de Jó, após suportar a provação, Deus restituiu a Jó tudo o que ele tinha perdido em dobro por meio da intercessão e da fidelidade. Sgundo a palavra de Deus pelo profeta Eliseu, a sunamita peregrinou na terra dos filisteus por sete anos e depois voltou e saiu a clamar pelas suas terras e casa ao rei: “E FALOU Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá a terra por sete anos” (2 Rs 8.1-3). O direcionamento de Deus para ela ser socorrida era a terra dos filisteus – povo inimigo do povo de Israel. Qual tem sido o direcionamento para nós? Mesmo que seja para estarmos entre inimigos, Ele nos sustentará. O lugar mais seguro é aquele que Deus dirige, seja qual for... Há outro exemplo bíblico bem conhecido: Davi algumas vezes perseguido em Israel e sendo socorrido por Deus no meio dos filisteus. E quando Ele a dirige a sair, também providencia a volta, pois no retorno dela ao ir pedir por suas terras e casa, naquele momento o rei falava a Geazi e pedia-lhe que contasse as obras de Deus através de Eliseu (Vs. 4). Ele então contou ao rei como Deus vivificara a um morto e ela grita: esta mulher sou eu e este é meu filho que foi ressuscitado (Vs. 5). Temos discernido se é tempo de gritar e o momento certo? Ela discerniu e gritou... Então o rei mandou restituir tudo quanto era dela e todas as rendas de suas terras desde o dia que a deixou até aquele momento (Vs. 6). Que providência! Deus tem o controle de tudo e está vendo a nossa necessidade. O profeta Isaías disse: “Nunca se ouviu, nem se viu um Deus como tu, que trabalha por aqueles que nEle esperam.” Temos esperado? Pois é... “COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer" (Pv 21.1). Enfim, a missão do Ungido, segundo o evangelista Lucas era de pregar o evangelho aos pobres, libertar os cativos e restituir a vista aos cegos, mostrando um aspecto espiritual e físico da restituição (Lc 4.18).

Julgando os dons

Em Atos 21, os discípulos em Tiro e Cesareia aconselharam Paulo a não ir a Jerusalém, alertando-o sobre o perigo que o aguardava. Eles, movidos pelo Espírito Santo, previram que ele seria preso e entregue aos judeus. No entanto, Paulo, mesmo com a advertência, decidiu seguir adiante com sua missão, afirmando estar pronto para ser preso ou até mesmo morrer em Jerusalém por Jesus. Prisão esta que Paulo poderia ter evitado se não fosse para Jerusalém, como avisado pelo Espirito Santo de Deus, no entanto Paulo não fugiu de seu propósito e estava ali em Jerusalém, sendo preso para dar seu testemunho. E nós mesmo ao meio de tribulações estamos dando nosso testemunho de Salvação em Cristo Jesus?

A lei vem de Sião

Entrando no sábado...

Abraão: o pai da fé

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Ânimo novo

Homem de ânimo dobre se refere a disposição para agir de duas maneiras. Em se tratando das coisas de Deus, age de forma espiritual e carnal. O verso fala da pessoa de duas caras, com uma mente dividida, com um amor dividido, fidelidade dividida, convicções divididas. Essas pessoas não confiam inteiramente da Palavra de Deus. Deus tem muito zelo por Sua Palavra: “Veio ainda a Palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir” (Jr 1.11,12). Durante o velho testamento, Deus se comunicou com o Seu povo através dos profetas, homens separados por Ele para este propósito. Mas hoje, Deus se comunica conosco por meio da Sua Palavra: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a Quem constituiu Herdeiro de todas as coisas, pelo Qual também fez o universo” (Hb 1.1,2). A palavra de Deus é que alimenta a fé, é ela que gera convicções em nossos corações: " ...a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus" (Rm 10.17-18). “

Inconstância

Não eram de coração dobre...

Filhos de Issacar

sábado, 10 de dezembro de 2022

Sal insípido?

Chorem ministros do Senhor

"Chorem ministros do Senhor" é uma citação bíblica do livro de Joel, que exorta sacerdotes e líderes religiosos a clamar e orar com quebrantamento a Deus por seu povo. De maneira mais direta, o texto orienta os obreiros a pedir que Ele poupe Sua herança (o povo) do opróbrio e da zombaria das nações, questionando "Onde está o seu Deus?". É um chamado à intercessão profunda e contínua, mostrando arrependimento e dependência, e é frequentemente associado a momentos de dificuldade, avivamento ou busca por um reavivamento espiritual (Jl 2.17). O profeta Joel convoca o povo de Deus a um jejum e oração diante de uma grande praga de gafanhotos e uma seca devastadora, simbolizando um tempo de julgamento, vindo do próprio Deus (olha a espada e quem a enviou...). "Entre o pórtico e o altar" (ou alpendre e o altar) representa um lugar de oração e sacrifício, mas também de transição e necessidade de reconciliação, um local de profunda humilhação e súplica. O choro e a oração dos ministros visam restaurar a honra de Deus, mostrando às nações que Ele ainda cuida de Seu povo. É um modelo para todos os líderes e crentes orarem fervorosamente por sua nação e pela igreja. Enfim, o texto mostra que mesmo os líderes devem se prostrar com quebrantamento diante de Deus, reconhecendo sua dependência.