Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
Vivendo de tradição
Por que transgridem os teus discípulos não cumprem a tradição dos anciãos?
Esse foi o questionamento dos escribas e fariseus de Jerusalém a Jesus de não lavar a mão quando comem (Mt 15.2).
A pergunta foi feita por fariseus e escribas a Jesus em , questionando por que seus discípulos não lavavam as mãos ritualmente antes de comer, quebrando a tradição dos anciãos.
Jesus respondeu chamando-os de hipócritas, afirmando que eles invalidavam o mandamento de Deus para seguir tradições humanas, isso sim era sério!
Não era somente a Lei de Moisés, mas regras orais desenvolvidas ao longo do tempo que os fariseus consideravam obrigatórias.
No contexto, não se tratava de higiene, mas de um ritual de purificação cerimonial específico exigido pelos líderes religiosos.
Ele argumentou que a tradição deles (como "corbã" - oferta a Deus para evitar ajudar os pais) anulava mandamentos divinos cruciais, como honrar pai e mãe.
Ensinou que a contaminação não vem do que entra na boca (comer sem lavar as mãos), mas do que sai do coração (maus pensamentos, blasfêmias).
Jesus colocou o mandamento de Deus acima das tradições dos homens.
De igual modo, respeitando os séculos passados, os costumes adquiridos, são norteadores da ações em sociedade.
A tradição é demais persuasiva e repassa-se formas de viver e ideias sem mesmo questioná-las.
A tradição é muito poderosa e devemos sempre discernir o Mandamento dentro dela, há necessidade de reflexão.
Por outro lado, quando ela contrariar a doutrina bíblica que é nossa regra de fé, sim, aí devemos com cuidado zelar pelo mandamento e rejeitarmos as suas insinuações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário