domingo, 7 de fevereiro de 2016

Jovens sois fortes?

Na primeira epístola universal do apóstolo João, no capítulo segundo e verso quatorze, têm a afirmação do nosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo:” Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno."

O jovem tem a força física, o vigor, mas falta-lhe muitas vezes a sabedoria, experiência. Para vencer o inimigo basta força física? Certamente que não. Sem a palavra dEle em nós conseguiremos vitória? De maneira nenhuma.

Eis neste texto algumas reflexões importantes: como adquirir conhecimento divino ou como guardar Sua palavra em nosso coração como disse o salmista?  Meditando de dia e de noite? Sim.Colocá-la como testeira como ensinou Moisés? Certamente.

Paulo ensina na epístola aos Colossenses no capítulo dois e verso três que “nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência".

Saibamos jovem que” a nossa luta não é contra sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” e ela demanda preparo espiritual na Palavra de Deus e na oração.

Finalmente precisamos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder, revestindo-nos de toda a armadura de Deus.

       Continuando, nos versículos seguintes do capítulo 6 da epístola aos Efésios, o apóstolo Paulo descreve uma armadura de um soldado romano, próprio daquele tempo. Começa a descrição com “cingir” os lombos com a verdade e “vestir” a couraça da justiça.   Defender a verdade e fazer o que é justo é parte da recomendação bíblica para nossa segurança espiritual. (Vs. 14)

       “Calçar” os pés na preparação do evangelho da paz – no que puder, tenha paz com todos! (Vs. 15). Falta ainda o “escudo da fé” (os dardos, setas do maligno são apagados pela fé, isto é, pela confiança na palavra de Deus), a “espada do Espírito” (saber manejá-la bem, é necessário) e o “capacete da salvação” (certeza da salvação). (Vs. 16 e 17)


Somos fortes? Venceremos o inimigo? Sim, se a Palavra estiver em nós!


Pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário