segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Predestinação?




Somos muitas vezes questionados, até mesmo de certa forma coagidos a tomar posição em relação aos ensinamentos do livre-arbítrio ou da predestinação.

Não pode ser um pouco de cada? As duas teorias ou linhas de pensamento são tão contraditórias assim? Tirando um pouco de excesso de cada uma, não poderíamos conviver com as duas? Não existe nada convergente com as letras sagradas?

Acreditamos na onisciência de Deus e não na predestinação? Ele não escolheu Jacó, Sansão, Jeremias antes de nascerem e para alguns até deu o nome?

Penso que, se alguém é predestinado, se o é, só Deus é quem sabe. Pois temos histórias de pessoas que pareciam predestinadas à salvação e morreram afastadas de Deus e casos de outras que passaram a vida pecando, mas se converteram no último suspiro ou momento de vida como Manasses, o ladrão da cruz e outros.

Outro detalhe importante é que quem é de Deus gosta das coisas Dele. Não adianta a gente querer criar um porco numa limpeza total, esterilização e outros, pois ele é porco, ele gosta da sua vida. Desculpem-me o exemplo um pouco extremado.

Vida espiritual é Deus quem dá? Sim. E o dá para quem? Para quem Ele quer? Certamente.

Ele faz o bem e o mal e com Ele não está a luz, diz o profeta Isaías? Ele é o oleiro, segundo o profeta Jeremias e faz vasos para honra e desonra. E quem vai dizer para Ele o que fazes? Nisso estaria sendo Ele injusto? Claro que não.

Então, a predestinação tem argumentação bíblica plausível sim.

Diria que a nossa mente e raciocínio se encaixa melhor no livre-arbítrio e predestinação é coisa de Deus. Não sabendo se somos predestinados, temos que nos esforçar para passar pelo caminho estreito. Por força se toma posse do reino...

Se alguém se julga predestinado, mas seus atos e ações não condizem com tal afirmação, então não seria? Até as crianças não se darão a conhecer se suas obras são boas ou más? Se ela é realmente predestinada, logo estará voltando aos braços do Pai, pois ali é o seu lugar. Ela não se completa no mundo. Aqueles hábitos não fazem bem para ela. É contra a sua natureza espiritual.

O apóstolo Paulo diz que toda criatura geme esperando pela redenção. Podemos ter indícios de sermos predestinados, pois aceitando a Jesus como Salvador e vivendo conforme a sua Palavra, não estaríamos a cada dia confirmando essa possível vocação? Sim, claro.

Em outro lugar da revelação diz que se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. O dia aceitável é hoje. Se estivermos afastados de Deus em pecados e delitos, corramos, pois logo a Ele, e não devemos ficar esperando numa possível predestinação, pois estaríamos numa situação de risco.

Em outro lugar ainda diz para escolhermos o bem para que possamos viver. Diz ao justo que bem lhe irá e ao ímpio diz o Senhor: “Ele não tem paz.”

Temos paz com Ele? É um bom indício...




Nenhum comentário:

Postar um comentário