domingo, 7 de maio de 2017

Doutrinas diversas na vida de Rute.

Próximo ao ano 1.000 AC temos esta história de uma jovem moabita que entrou na descendência de Davi.

Falando um pouco do povo dela, Moabe foi um povo descendente de Ló, sobrinho de Abraão. A filha primogênita de seu parente que escolheu as campinas de Sodoma e Gomorra, que o embebedou junto com sua irmã e deitaram com o pai delas.

No livro dos Números, temos Balaque, rei de Moabe, subornando Balaão, profeta do Altíssimo a amaldiçoar o povo de Israel.

No tempo dos Juízes, Israel chegou a ser escravizado por eles por dezoito anos. Deus, porém, levantou Eude, o juiz, e os livrou.

Em Apocalipse, o apóstolo João relata uma advertência a uma igreja da Ásia sobre “seguir a doutrina de Balaão”. O que seria isso?

Segundo o apóstolo Pedro, ele deixou o caminho direito e amou o prêmio da injustiça. Tinha o coração inclinado mais ao prêmio do que em obedecer.

 Balaão um profeta do Deus Altíssimo, mas sem discernimento? Ter dons e ser profeta de Deus significa aprovação dEle? Não. 

A jumenta dele viu o anjo com a espada desembainhada e desviou e tomou uma surra, apertou-se contra a parede e tornou a apanhar e em outro lugar quando não podia mais desviar-se, deitou-se debaixo de Balaão e tornou a ser espancada.

A história de Rute, a moabita, é uma mensagem clara de que Deus atrairia para si outros povos e nações bem como um exemplo de evangelização eficiente.

Elimeleque, seu sogro, cujo nome significa “de quem Deus é rei”, homem de Belém de Judá, saiu a peregrinar nos campos de Moabe com sua esposa (Noemi, agradável) e seus dois filhos. Com a morte do pai da família e seus filhos, sobraram apenas três viúvas.

Com a notícia que em Judá havia pão novamente, a agradável sogra, Noemi sugere às noras que elas voltassem à casa de suas mães, mas Rute se apega nela, virando sua companheira.

Agora, autodenominada Mara, amarga, devido a sua perda tão grande, não entendia que Deus estava trabalhando na sua consolação, primeiramente lhe dando uma amiga.

Na lei divina estava determinada que na colheita devesse deixar as sobras, rabiscos para os órfãos e viúvas, então Rute se apoia nesta palavra e vai trabalhar nos campos de Boaz, entre outras moças, apanhando no seu primeiro dia, um efa de cevada, cerca de vinte e dois litros. Quem sabe, como no tempo de Rute, com a grande fome, não tem muita gente "espigando" nos templos e instituições religiosas e que sem os restos da colheita, deixados por alguns fiéis da Palavra, ainda existe, talvez não sobrevivesse? 

Apesar de que neste tempo dos juízes, cada um fazia o que bem parecia aos seus olhos, temos um povo bem atento em relação à Lei de Moisés. Com isso, o remidor Boaz tinha o dever de remir seu parente, devolvendo suas terras.

A rosa virtuosa casa-se com o remidor e dá luz à Obede, avô de Davi, sendo assim da descendência de Jesus, apesar que no livro de Deuteronômio temos a ordem divina de que os amonitas e moabitas não entrariam na Assembleia do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário