Um Blog de estudos e comentários bíblicos. Apesar da muita disponibilidade e acesso no mundo virtual, este blogueiro entende que precisamos o mais rápido possível redescobrir a Palavra de Deus! esdrasneemiasdossantos@gmail.com Read it in english: http://thebiblebythebible.blogspot.com.br/
terça-feira, 30 de dezembro de 2025
Resistindo ao Espírito Santo
A pergunta se refere a uma passagem em Atos dos Apóstolos onde Estêvão questiona os líderes judeus: "A qual dos profetas não perseguiram vossos pais?"
A Bíblia não nomeia um profeta específico que eles não mataram, mas sugere que eles perseguiram e mataram todos os profetas que anunciavam a vinda de Jesus.
Isso inclui aqueles que falaram do "Justo", mostrando que eles não pouparam nenhum, matando até os que vieram antes para anunciar Jesus.
O diácono está denunciando a resistência do povo judeu ao Espírito Santo, comparando-os aos seus antepassados.
A pergunta "A qual dos profetas não perseguiram?" é retórica, pois a resposta implícita é "nenhum" ou "todos".
Eles mataram até mesmo os profetas que anunciaram a vinda do "Justo" (Jesus), mostrando que eles eram traidores e assassinos de profetas, não que havia um que eles deixaram vivo.
Portanto, a questão não aponta para um profeta que escapou, mas sim para a totalidade da perseguição que eles infligiram aos profetas, culminando na crucificação de Jesus (At 7.52).
Jesus nesta passagem do Evangelho (Mt 23.27-32) condena atitudes incompatíveis com um viver digno, não somente cristão, mas também humano: "Por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça" (Mt 23.28).
Jesus compara os mestres da Lei e fariseus a "sepulcros caiados".
Pintados de branco escondem uma realidade interior cheia de podridão.
Aparentemente são boas pessoas, mas escondem uma realidade de mentiras, pecados.
Fazem mau uso de sua liderança religiosa servindo seus próprios interesses e não os da comunidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário