segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Seja santo no olhar.




Quando se comenta sobre santidade no olhar logo se pensa em evitar a cobiça alheia, mas ela também se refere a “olharmos” as pessoas com misericórdia, compaixão e julgá-las através da Palavra, aliás, melhor ainda é não julgá-las e deixar isso com o justo juiz, como a própria melodia muito bem descreve.

Mas, por quê? Porque julgamos mal, segundo interesses ou influenciados por nossos preconceitos. Esquecemos de que na medida em que julgamos seremos também julgados. Julgamo-nos melhores que somos e não procuramos considerar os outros superiores como nos ensina o texto sagrado?

E o olhar de inveja é santo? Segundo Salomão, a inveja é o apodrecimento dos ossos. Existiria, entretanto, alguma quantidade de inveja que seria boa? Positiva? Será? 

Jesus disse que a candeia do corpo são os olhos, e se tivermos dificuldades no olhar, todo nosso ser padecerá. Já Salomão nos orienta a não comer o pão daquele que tem o olhar maligno, estaria falando de convivência, relacionamentos como no primeiro Salmo? 

O que seria então um olhar mal? Não poderia ser um olhar que distorce as realidades?  Não foram doze espiões a olhar as características da terra prometida? Não era a mesma terra? Inclusive, não foram juntos? Por que então temos dois “relatórios” totalmente diferentes? Seria o olhar?  Teríamos um olhar otimista, com fé nas promessas de Deus e no seu poder de cumpri-las? Somos como Josué e Calebe?  Ou como os outros? 

Pois é...



Nenhum comentário:

Postar um comentário