sábado, 18 de agosto de 2012

Fique perto do azeite!

 (Ref. I Sm 9)

No desenrolar da história bíblica, vemos que naquele mesmo dia tinha sacrifício no alto, ele chegou na hora certa. (Vs. 12)

E Deus já tinha revelado a Samuel que Saul viria e que era para ele ungir rei sobre Israel. (Vs. 15, 16 e 17).

O próprio Samuel é quem o recebe e convida-o a comer e diz-lhe que as jumentas já tinham sido achadas. (Vs. 18, 19 e 20)

Saul foi muito honrado durante a refeição – tanto na alimentação quanto no assento – acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens.  (Vs. 21, 22, 23 e 24)

E logo após, eles descem para a cidade e Samuel conversa com Saul. Levantaram-se de madrugada e ao se despedirem ele pede a Saul que diga ao moço para passar adiante, pois ele tinha uma palavra de Deus para ele: tomou um vaso de azeite e derramou-lhe sobre a cabeça e disse, “porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão sobre sua herdade”?  (Vs. 25, 26, 27 e 1 do cap. 10)

O texto sublinhado chama atenção para os dias de hoje, com muitas contendas dentro da igreja, do povo de Deus, disputas de ministérios, entre obreiros por cargos e posições, a igreja deveria transmitir luz e agora reflete sangue, segundo profetizou Joel.

 Deixe o moço ir adiante, e fique perto do azeite!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O início do dia a partir do por do sol.

Os judeus consideram o início do período de um dia a partir do pôr do sol. Eis um detalhe que poderia passar despercebido para muitos.

"E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro." Gn 1. 5

No versículo acima e em outros versículos iniciais do livro da criação nota-se a descrição da delimitação do dia começando pela tarde e depois a manhã do mesmo jeito que os judeus consideram e também em Neemias, no capítulo 13 e verso 19, vemos as portas de Jerusalém sendo fechadas ao entardecer, pois estava iniciando um novo dia.

"Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.” Ne 13. 19

"E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. "Lc 23.54

Teria algum significado espiritual isso? Sim. O plano dEle é que nossas vidas terminem como um dia dos judeus? Certamente. Mesmo que tenha começado sem sol, Ele quer que terminemos com a presença dEle.

Se por um lado começamos esta existência mortos espiritualmente, separados dEle, entretanto, Ele quer que nos acheguemos e assim tenhamos e sejamos luz...

Pois é...




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Jezabel ameaça Elias.




Este é o título dado ao capítulo 19 do primeiro livro dos Reis. O profeta sofre uma ameaça de morte e para escapar foi ao deserto, pediu a morte e dormiu debaixo de uma pequena árvore.

Um anjo o acorda e ele come, bebe e dorme novamente. Segunda vez o anjo o desperta e diz que comprido seria o caminho dele. Come e bebe, só que desta vez anda quarenta dias e noites até Horebe.

Entra numa caverna e Deus fala com ele: que fazes aqui?

O Senhor passa como também um vento forte, mas Ele não estava no vento..., como não estava no terremoto e nem no fogo.

Mas numa voz mansa e delicada. Ele ouve, reconhece a voz dEle e recebe tarefas...

Sei que muitos comentam este texto dizendo várias observações sobre Elias, mas permita-me expor uma ideia própria: “ele buscava uma direção do divino e esperava nEle”.

Esperar… Oh! Coisa difícil!

Mas, só espera quem sabe que não pode resolver seu problema por sua própria força... quem não é precipitado...nem é desobediente.

Precisamos ter muita paciência e esperança...
           
Esperemos em Deus, Ele tem o melhor para nós!

Ele tem a recompensa e a direção certa!


A cura, a solução, vida abundante e eterna!