domingo, 31 de janeiro de 2016

Os pastores infiéis de Israel.

Este é o título dado pelo tradutor da Bíblia Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica do Brasil para o capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel.

O primeiro destaque é a reprimenda em relação a se apascentar a si mesmos. Seriam pastores cuidando de si, buscando seus interesses? Com certeza.

No verso terceiro deste texto, temos uma consideração que eles se aproveitam das ovelhas ou daquilo que elas podem lhe dar: gordura, lã e cevado. Não se vê uma reclamação contundente, mas constatação desses fatos. Entretanto, logo após existe uma repreensão: “não apascentam as ovelhas”.

Os pastores tinham que apascentar, buscar o bem das ovelhas...

Segundo a mensagem, apascentar significa: fortalecer a ovelha fraca, ligar a quebrada, trazer a desgarrada, buscar a perdida.

Ao invés de fazer as suas funções, os pastores infiéis dominavam sobre elas com rigor e dureza.

Hum...

O apóstolo Pedro ensinou em sua segunda epístola aos pastores para que eles apascentassem o rebanho de Deus não por força, nem como tendo domínio.

       Pois é...

Contudo, no Salmo 23 temos uma ovelha do bom Pastor, testificando a sua satisfação: verdes pastos, águas tranquilas.

Ainda que Davi passasse por lugares sombrios, de morte, não temeria. O supremo Pastor está com ele, nada foge ao seu controle e tudo concorre para seu bem. 

Em relação aos inimigos, O Senhor nos prepara uma mesa na presença deles: dá muita graça, escape e socorro – de tal modo que, até aqueles que o perseguem, reconhecem a proteção divina sobre ele.


Oremos pois para que Ele nos providencie pastores segundo a sua vontade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário