quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A rainha de Sabá e a disposição em buscar a Deus.


         
No primeiro livro dos Reis, no capítulo 10 temos relatada esta história. Uma rainha que tinha ouvido a fama de Salomão foi prová-lo com enigmas e ver se sua fama era verdadeira. 

Ao ver a sua sabedoria, e a casa que Salomão edificara, a comida da sua mesa, o assentar dos seus servos, e o estar de seus criados, e as vestes deles, e os seus copeiros, e a sua subida à Casa do Senhor, não houve espírito nela.

E disse: “eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bendito seja o Senhor, teu Deus, que teve agrado em ti, para te por no trono de Israel.”

O evangelista Mateus descreve uma resposta de Jesus aos escribas e fariseus que lhe pediam um sinal. Entre outros exemplos, Ele se refere a ela como alguém que se levantaria no dia do juízo e condenaria aquela geração, pois tinha ido dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão e aquele povo desprezava quem é maior que Salomão.

Notemos, pois, que o Mestre estava falando a pessoas religiosas, israelitas de nascimento. Descendentes de Abraão e assim tinham todas as oportunidades de valorizarem mais as coisas dEle, mas, não o faziam. 

Na epístola aos Hebreus, o escritor disse que Esaú não deu o devido valor às coisas divinas, trocando o direito da primogenitura por uma refeição. Jacó, entretanto, estava mais inclinado à benção.

No texto sagrado está escrito que Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus, tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo.


E nós, a que estamos mais inclinados? Teríamos a mesma disposição da rainha para buscá-lo? Estamos agindo assim?

2 comentários:

  1. Benção de DEUS essa resposta, li o texto de Mateus 12.42 e fiquei curiosa para entender a profecia da Rainha do sul.

    Pesquisei em vários sites, mas foi nesse blog que obtive a melhor resposta para que eu pudesse compreender essa passagem!

    Que o SENHOR abençoe esse blog em Nome de JESUS Amém!

    Fiquem na PAZ de JESUS e obrigada.

    Ariane Neves

    ResponderExcluir