segunda-feira, 30 de abril de 2018

Jacó: um homem em busca da bênção do Altíssimo.







A sua história é descrita no livro do Gênesis e seu nome significa suplantador (vencedor, aquele que vai ser superior ou dominador), muitas vezes mal interpretado por muitos estudiosos, e, depois, seu nome foi mudado por Deus para Israel.

Em seu nascimento. Jacó foi antecipado pelo seu irmão, Esaú, contudo o Senhor disse antes a Rebeca, sua mãe, que duas nações estavam em seu ventre, mas o maior serviria ao menor, com um desígnio divino já revelado desde o ventre, antes de nascer.

Seu irmão Esaú despreza e vende a primogenitura, como profetizado, que era a bênção destinada ao primogênito, para Jacó que espertamente fez a aquisição dela.

Em outra parte bíblica, já no Novo Tetamento, o Altíssimo disse que Esaú realmente foi profano, não dando valor às coisas divinas, mostrando que não estava interessado nas coisas espirituais, como revelado à sua mãe.

Orientado por Rebeca, Jacó recebe o benefício da primogenitura, obedecendo-a e mesmo tempo, enganando a seu pai Isaque, que já estava velho e não via mais perfeitamente.

Após a bênção, Jacó vira alvo da ira de seu irmão, e aconselhado por Rebeca, foge para a terra de seus parentes, com o objetivo também de conseguir uma esposa como seu pai tinha feito tempos atrás, pois suas cunhadas eram desgosto para sua mãe.


Isaque então abençoa novamente a Jacó, agora não enganado mais e com promessas ainda mais espirituais como tinha sido predito pelo Eterno para Rebeca, uma mãe que sempre esteve atenta ao auxiliar seu marido e não deixá-lo errar quanto ao recebimento da bênção divina, mesmo o caçula não querendo enganar o seu pai!

* Este texto é apenas um recorte, mas há uma primeira parte do estudo sobre a vida de Jacó explanada no vídeo abaixo, de forma mais completa. Acompanhe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário