quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Existe vida fora da igreja?


Ultimamente temos visto o multiplicar de “igrejas”, denominações evangélicas para todo o tipo e gosto. Digo gosto humano, pois não sei se Jesus está contente com isso. Ele disse uma vez para seus discípulos que estavam incomodados com uma pessoa que expulsava demônios no nome Dele, mas não andava com eles: “quem não é contra nós é por nós”- Se estão pregando o evangelho, que preguem! O apóstolo Paulo diz: importa que preguem! Mas, veja cada um como “construir”, não coloque outro fundamento, milite diligentemente, são recomendações relevantes. 

Contudo, com o avanço da ciência, meios de comunicação, acesso à informação – tem se questionado a necessidade de frequentar uma igreja local. Aí deparamos com essa pergunta: existe vida fora da igreja?

Gostaria de ter uma resposta imediata para essa pergunta, entretanto, acredito que devamos discorrer melhor sobre o assunto.

Fora da Igreja de Cristo, “a universal assembleia e igreja dos primogênitos” como descrita na Epístola aos Hebreus, não. Mas em relação à igreja local é necessário analisarmos cada caso. Muitos impossibilitados por diversos motivos justos podem estar nessa situação. É até interessante estarmos atentos para podermos visitá-los.

Elias, por ordem divina, foi alimentado por corvos no ribeiro de Querite, depois de ter entregado uma mensagem ao rei Acabe.

Acredito na providência de Deus aos seus servos que na dificuldade de estarem em comunhão, ficam afastados do convívio da igreja. Ele providencia alimento espiritual para eles, ainda que mande uns corvos levarem. 

É um tempo limitado, uma situação de exceção e não regra. Por quê? Porque é na comunhão que somos abençoados, como diz o salmista. O Senhor da obra distribui dons para que haja dependência no corpo e “busca o seu próprio desejo aquele que se separa, ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria”.

Então, não é uma atitude sábia estar afastado e precisamos nos esforçar para estarmos em comunhão com aqueles que professam a mesma fé.

Na Primeira Epístola de João, temos um versículo que é muito citado: ”... o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”, mas antes diz: se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros.

Pois é...  



2 comentários:

  1. É irmão bem verdade,pois é estão trazendo o mundo e adaptando dentro da palavra de Deus...

    Infelizmente, mas:

    "Maldito aquele que mudar os marcos do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém!"
    Deuteronômio 27:17

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Raimundo Sousa pelo comentário.

    Em cristo,

    Esdras

    ResponderExcluir