domingo, 13 de fevereiro de 2011

"Não há aqui algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?"

“Disse, porém, Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?” I Rs 22.7

Josafá rei de Judá recebe uma proposta de aliança de Acabe, rei de Israel, para tomar uma cidade da mão do rei da Síria. Mas, sugeriu a Acabe que consultassem a Deus primeiro (Vs. 5). Então Acabe ajuntou quase quatrocentos homens e todos disseram que Deus iria entregar a cidade na mão do rei. (Vs. 6) 

A Bíblia não relata claramente, mas Josafá desconfiou dos quatrocentos profetas e perguntou se ali não teria um profeta do Senhor (Jeová). A resposta de Acabe é que existia um, mas ele só falava mal dele. (Vs. 8)

Teremos alguma ajuda ao procurarmos aliança com homens reprováveis, desviados dEle? Com quem temos nos aliado? Não deveríamos nos afastar daqueles que se dizem irmãos, mas suas obras não condizem com a auto titulação? 

Pois é...

Outro questionamento pertinente e relevante é: como temos julgado as profecias que têm sido ministradas a nós? Temos discernido a vontade divina? Elas estão de acordo com a Palavra de Deus? Temos procurado, como Josafá, algum profeta de Deus? Queremos realmente saber qual é o conselho de dEle?

Se é profeta de Deus, o que ele tem profetizado a nosso respeito? Só mal como para Acabe? Como o temos tratado, como Acabe, que o aborrecia?

A grande maioria dos profetas falava de bênçãos ao rei. E nós como nos enquadramos nessa história? Temos tomado decisões com base na maioria? Espiritualmente a democracia tem valor decisivo?

 Sabemos que, pelo texto bíblico, apesar de maltratado, estar no preso, Micaías estava com a Palavra de Deus e o Eterno estava com ele...

 Muitas vezes vamos a grandes eventos, ouvir renomados pregadores, entendendo estar ouvindo um verdadeiro profeta? Será mesmo?

Quantos têm dado crédito aos verdadeiros Micaías de hoje? Temos profetizado a orientação divina ou procurado agradar ao rei por motivos diversos, interesses pessoais?

Tomemos cuidado com a maioria! Não decida pela quantidade e sim pela orientação de Deus! Nem sempre a maioria tem a direção certa!

Os demais versículos mostram que Acabe não retorna desta guerra e Micaías realmente estava com a orientação divina. Desprezado, na prisão, sustentado com pão de angústia e água de amargura, mas Deus estava com ele. (Vs. 27)

 E nós, como estamos sendo sustentados? Pelas riquezas e manjares do rei? Pelos subornos?

Pois é...

Devemos tomar mais cuidado e buscarmos discernimento para entendermos e reconhecermos os verdadeiros profetas e nos aliarmos com pessoas com bom testemunho. Seria esse o enfoque maior do texto?

O verdadeiro profeta depende e é sustentado apenas por aquEle que o chamou.

Não é assim mesmo?

------------------------------------------------------------------------------
 “O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou.” Jr 28.9
“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.” II Ts 3.6

------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário